Setenta e um alunos do curso de Administração Pública do convênio entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo, Moçambique, participam da colação de grau na próxima sexta-feira, 25. A UFJF é a instituição de ensino estrangeira com o maior número alunos concluintes na 2ª Cerimônia de Graduação de Maputo, que formará estudantes de toda a UEM. A parceria entre a UFJF e a UEM é parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que conta com a participação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O reitor Marcus Vinicius David acredita que, ao ser escolhida para fazer parte do grupo de universidades federais brasileiras a atuar em Moçambique, a UFJF já mostrava sua relevância nos cenários nacional e internacional. “O fato de termos sido a instituição brasileira que conseguiu formar o maior número de alunos, mostra o quanto nossa experiência em Moçambique foi exitosa. Por isso, toda a Universidade recebe a notícia da formatura em Maputo com muita satisfação e alegria.”

O pró-reitor Adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, fará a entrega dos diplomas de graduação ao lado da coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFJF, Eliane Medeiros Borges. Para ele, esse projeto de internacionalização é de grande importância para a Universidade. “Ganhamos muito ao trocar conhecimentos com outras estruturas de gestão acadêmica e de organização de currículos. Além disso, a parceria levou a UFJF a outro lugar, gerou visibilidade, mostrou mais caminhos para pesquisa e nos estimula para novas parcerias.”

O coordenador do curso de Administração Pública, Marcos Tanure Sanabio, lembra que este é o primeiro curso internacional da UFJF e acrescenta que a parceria beneficiou tanto a instituição local quanto à Universidade Eduardo Mondlane. “Em Moçambique, a oferta de vagas no ensino superior é muito pequena e restrita. A UFJF conseguiu contribuir para aumentar o acesso. Outra questão importante é refletir sobre o fortalecimento da relação internacional Sul-Sul, do Brasil com países da América do Sul e da África. A parceria com Moçambique é um marco para a UFJF, mas também para a educação a distância no Brasil.”