Diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan de Oliveira (ao centro), rodeado pelos fotógrafos e organizadores da exposição Afrobrasilidades (Foto: Géssica Leine)

Pela primeira vez na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a exposição fotográfica “Afrobrasilidades” chega à sua segunda edição e vai acontecer como parte das comemorações da Semana Municipal da Consciência Negra.

Organizada pela Creche Municipal Leila de Mello Fávero, do Bairro São Pedro, a exposição acontecerá nesta quinta-feira, 17, às 16h30, na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A exibição também é parte do projeto “O Coração da África”, elaborado pela professora da creche, Fabiana Gomes, há dois anos.

Além da parceria com a UFJF, o projeto contou com a participação de estudantes de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, sendo eles os fotógrafos Carol Fagundes, Will Marinho e Beatriz Escarete. “Foi uma experiência fantástica pelo fato de poder ver como as crianças enxergam esse pertencimento, além de ser um projeto que traz uma mensagem de não preconceito”, ressalta Will Marinho.

Exibição pioneira

Surgido para trabalhar o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira no ensino básico, como determina a Lei 10.639/03, o trabalho pioneiro vem ganhando adesão de outros centros de ensino e permite desenvolver nas crianças fotografadas e em suas famílias a discussão sobre a cultura negra, o preconceito e a igualdade racial.

“Para a Faculdade de Educação, trazer essa discussão é importante, já que trabalhamos com estudantes que vão lidar com esses assuntos na sua profissão, além de estarmos cumprindo um compromisso com a comunidade do entorno”, ressalta o diretor de Ações Afirmativas e professor da Faced, Julvan de Oliveira.

A exposição acontece também em homenagem ao dia 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, data oportuna para as discussões, como ressalta a diretora da creche, Núbia Schubert: “A exposição traz para a criança o sentimento de pertencimento à cultura, e ela acontecer na UFJF torna mais fácil a acessibilidade para as famílias destas, pois só faz sentido se eles também tiverem acesso.”

Confira aqui a série de eventos que celebra a Semana da Consciência Negra na UFJF

Outras informações:

(32) 2102-3655 (Faculdade de Educação)

(32) 2102-6919 (Diretoria de Ações Afirmativas)