UFJF aprova uso do nome social

O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou, por unanimidade, o uso do nome social para estudantes e servidores da instituição nos documentos e atos institucionais. A deliberação ocorreu no dia 25 de fevereiro.

Esta decisão reflete a responsabilidade que a instituição educacional assume em seu papel de espaço de acolhimento e vivência da diversidade como direito à diferença, assegurando assim a possibilidade de transgêneros, travestis e transexuais serem nominados e identificados conforme sua identidade de gênero.

Associado às discussões e debates sobre o tema, além de requerimento de discente protocolado na Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos e também de Coletivo atuante nessa temática, a Diretoria de Ações Afirmativas (DIAAF) encaminhou ao Conselho Superior a minuta para discussão da Resolução que teve como relatora a pró-reitora de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva, Joana Machado.

As medidas para implementação do uso do nome social no âmbito da UFJF, incluindo propostas para divulgação da Resolução, serão tomadas pela DIAAF.