
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vem despertando o interesse de outras instituições de ensino superior do país. Reflexo de um desempenho acadêmico consistente e de práticas inovadoras na formação dos estudantes, a graduação recebeu, recentemente, uma visita técnica da coordenação de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que buscava conhecer de perto os fatores que contribuem para os bons resultados da UFJF, como a permanência estudantil e o alto desempenho no Enade.
O curso da UFJF conquistou, pela quarta vez consecutiva, a nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e figura em 2º lugar no ranking nacional. “Viemos entender o que faz os alunos saírem da graduação com essa capacitação e o que os têm motivado a permanecerem no curso”, destaca a professora da UFPR, Ana Flávia Locateli Godoi, acompanhada da docente Cynara de Lourdes da Nóbrega. A instituição paranaense enfrenta desafios como a evasão e a baixa procura pelo curso.
No campus da UFJF, elas puderam conhecer a infraestrutura, a organização didático-pedagógica e as estratégias de valorização estudantil. Durante a visita, elogiaram a conservação dos prédios, os laboratórios e a organização das salas de aula.
Acolhimento e prática como diferencial
Coordenador da Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Marconi Fonseca de Moraes, o resultado é fruto de um trabalho que vai além da sala de aula, com foco no acolhimento e na vivência prática dos alunos (Foto: Twin Alvarenga)
Para o coordenador da Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Marconi Fonseca de Moraes, o resultado é fruto de um trabalho que vai além da sala de aula, com foco no acolhimento e na vivência prática dos alunos. “Quando recebemos um aluno com vontade de trancar o curso, buscamos entender os motivos para oferecer a ajuda necessária antes de ele tomar essa decisão.”.
Moraes ressalta, ainda, a importância de atividades de campo e disciplinas práticas, que ajudam a engajar os estudantes e a manter a permanência, especialmente nos primeiros anos, quando muitos entram com a expectativa da parte ambiental do curso e se desmotivam com a base de matemática e cálculo.
A infraestrutura de laboratórios, como o Laboratório de Qualidade de Água e o Laboratório de Análise e Modelagem, também é apontada como um diferencial importante, assim como o desenvolvimento humano e profissional ao longo da graduação.
Formação prática e iniciação científica fortalecem trajetória estudantil
Técnica em Química pelo Instituto Federal do Espírito Santo, a estudante Lavínia Nunes Ferreira se interessou pelas atividades em pesquisa proporcionadas durante a graduação. No Laboratório de Qualidade Ambiental (LAQUA), onde atua como bolsista, pode realizar atividades como o monitoramento da vazão de água em rios e fazer diversas análises laboratoriais de amostras. Segundo Lavínia, essas experiências permitem uma compreensão mais ampla sobre a aplicação prática dos conteúdos do curso e contribuíram para sua decisão de seguir na área.

A iniciação científica, segundo a aluna, é um diferencial de formação para o mercado de trabalho. Ela destaca, ainda, que o curso reúne professores especialistas em diferentes áreas da Engenharia Ambiental como recursos hídricos, climatologia, resíduos sólidos, modelagem hidrológica e solos, com forte integração entre teoria e prática.
Reconhecimento institucional
O Enade, prova realizada pelo Ministério da Educação (MEC), mede a qualidade dos cursos superiores no país, avaliando o desempenho dos estudantes formandos em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O conceito máximo, 5, indica que a graduação superou as expectativas nacionais de qualidade.
A pró-reitora adjunta de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav), Michele Farage, aponta que a nota máxima do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental é um reflexo do alto padrão de qualidade de toda a instituição. “Este resultado evidencia o excelente desempenho do curso em relação aos padrões nacionais de qualidade”, afirma. Ela destaca que a nota “reflete a formação sólida dos estudantes, a boa organização curricular, o comprometimento do corpo docente e a efetiva implementação das políticas institucionais no âmbito do curso”.
Fonte: Portal da UFJF