Disciplina: OSI514 - ODONTOPEDIATRIA - PRÁTICA
Horas Aula: 4
Departamento: DEPTO DE ODONT SOCIAL E INFANTIL /ODON
Plano de Ensino
Durante as aulas práticas in vivo, o(a) aluno(a) será orientado(a) com respeito a:
¿ Coleta de dados pessoais e de identificação.
¿ Obtenção de autorização do pai, da mãe e/ou do responsável legal.
¿ Coleta de informações da saúde geral da criança e da família durante a anamnese.
¿ Preenchimento do diário alimentar e aconselhamento de dieta.
¿ Determinação do índice do biofilme dental para indicar controle profissional do biofilme dental.
¿ Observação e análise de sinais e sintomas presentes no exame clínico; realização e/ou solicitação de exames complementares e análise posterior; análise da oclusão.
¿ Diagnóstico dos problemas de saúde bucal e necessidade de
tratamento que a criança apresenta.
¿ Elaboração do plano de tratamento ideal do paciente de forma
sistematizada, que contemple as fases sistêmica, preparatória,
restauradora e de manutenção.
¿ Análise do comportamento da criança manifestado em cada consulta
para proposição e adoção de técnicas de condicionamento e controle
do comportamento mediante adoção de técnicas adequadas.
¿ Solicitar parecer médico e/ou encaminhamento a outros profissionais
de saúde frente a diagnóstico de problemas sistêmicos identificados.
¿ Execução do tratamento adequado do paciente a ser desenvolvido de
forma integrada e integral (educativa, preventiva e curativa), por meio
de estratégias de motivação, execução de procedimentos preventivos
(controle profissional do biofilme dental, aplicação tópica de fluoreto e
aplicação de selantes de fossas e fissuras), procedimentos operatórios
e cirúrgicos (anestesia, isolamento absoluto, cirurgia, tratamento
pulpar, confecção de restaurações e próteses), e confecção de
aparelhos mantenedores de espaço e interceptadores de hábitos
nocivos para oclusão, em obediência ao plano de tratamento proposto,
a fim de garantir a completa reabilitação funcional e estética dos
problemas de saúde bucal diagnosticados.
¿ Avaliação final do tratamento executado para encaminhamento do paciente para continuidade de tratamento em período subsequente, ou para o Treinamento Profissional Reconsulta, ou para outras Disciplinas, Estágios ou Cursos de Especialização, quando do término da Disciplina, ao final do semestre letivo.
São Paulo: Ed. Santos, 2010.
2. GUEDES-PINTO, A. C.; MELLO-MOURA, A. C. V. Odontopediatria. 9.
ed. Rio de Janeiro: Ed. Santos, 2016.
3. GUEDES-PINTO, A. C.; BÖNECKER, M.; RODRIGUES, C. R. M. D.
Fundamentos de Odontologia: Odontopediatria. São Paulo: Ed.
Santos, 2009.
São Paulo: Artes Médias, 2005.
2. CORRÊA, M. S. N. P. Sucesso no atendimento odontopediátrico –
aspectos psicológicos. São Paulo: Ed. Santos, 1998.
3. DEAN, J. A.; AVERY, D. R.; McDONALD, R. E. McDonald e Avery:
Odontopediatria para crianças e adolescentes. Trad. por Cristiane
Duque et al. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
4. KLATCHOIAN, D. A. Psicologia odontopediátrica. 2. ed. São Paulo:
Ed. Santos, 2002.
5. KRAMER, P. F.; FELDENS, C. A. Traumatismos na dentição
decídua – prevenção, diagnóstico e tratamento. 2. ed. São Paulo: Ed.
Santos, 2013.
6. MAIA, L. C.; PRIMO, L. G. Odontologia integrada na infância. São
Paulo: Ed. Santos, 2012.
7. TOLEDO, O. A. Odontopediatria – fundamentos para a prática clínica.
4. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2012.
8. WALTER, L. R. F.; FERELLE, A.; ISSÁO, M. Odontologia para o
bebê. São Paulo: Artes Médicas, 1996.