Disciplina: OSI514 - ODONTOPEDIATRIA - PRÁTICA
Horas Aula: 4
Departamento: DEPTO DE ODONT SOCIAL E INFANTIL /ODON
Plano de Ensino
2) Obtenção de autorização do pai, da mãe e/ou do responsável legal.
3) Coleta de informações da saúde geral da criança e da família durante a anamnese.
4) Preenchimento do diário alimentar e aconselhamento de dieta.
5) Determinação do índice do biofilme dental para indicar controle profissional do biofilme dental.
6) Observação e análise de sinais e sintomas presentes no exame clínico; realização e/ou solicitação de exames complementares e análise posterior; análise da oclusão.
7) Diagnóstico dos problemas de saúde bucal e necessidade de tratamento que a criança apresenta.
8) Elaboração do plano de tratamento ideal do paciente de forma sistematizada, que contemple as fases sistêmica, preparatória, restauradora e de manutenção.
9) Análise do comportamento da criança manifestado em cada consulta para proposição e adoção de técnicas de condicionamento e controle do comportamento mediante adoção de técnicas adequadas.
10) Solicitar parecer médico e/ou encaminhamento a outros profissionais de saúde frente a diagnóstico de problemas sistêmicos identificados.
11) Execução do tratamento adequado do paciente a ser desenvolvido de forma integrada e integral (educativa, preventiva e curativa), por meio de estratégias de motivação, execução de procedimentos preventivos (controle profissional do biofilme dental, aplicação tópica de fluoreto e aplicação de selantes de fossas e fissuras), procedimentos operatórios e cirúrgicos (anestesia, isolamento absoluto, cirurgia, tratamento pulpar, confecção de restaurações e próteses), e confecção de aparelhos mantenedores de espaço e interceptadores de hábitos nocivos para oclusão, em obediência ao plano de tratamento proposto, a fim de garantir a completa reabilitação funcional e estética dos problemas de saúde bucal diagnosticados.
12) Avaliação final do tratamento executado para encaminhamento do paciente para continuidade de tratamento em período subsequente, ou para o Treinamento Profissional Reconsulta, ou para outras Disciplinas, Estágios ou Cursos de Especialização, quando do término da Disciplina, ao final do semestre letivo.
2) GUEDES-PINTO, A. C.; MELLO-MOURA, A. C. V. Odontopediatria. 9. ed. Rio de Janeiro: Ed. Santos, 2016.
3) GUEDES-PINTO, A. C.; BÖNECKER, M.; RODRIGUES, C. R. M. D. Fundamentos de Odontologia: Odontopediatria. São Paulo: Ed. Santos, 2009.
1)ASSED, S. Odontopediatria: bases científicas para a prática clínica. São Paulo: Artes Médias, 2005.
2)CORRÊA, M. S. N. P. Sucesso no atendimento odontopediátrico – aspectos psicológicos. São Paulo: Ed. Santos, 1998.
3)DEAN, J. A.; AVERY, D. R.; McDONALD, R. E. McDonald e Avery: Odontopediatria para crianças e adolescentes. Trad. por Cristiane Duque et al. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
4)KLATCHOIAN, D. A. Psicologia odontopediátrica. 2. ed. São Paulo: Ed. Santos, 2002.
5)KRAMER, P. F.; FELDENS, C. A. Traumatismos na dentição decídua – prevenção, diagnóstico e tratamento. 2. ed. São Paulo: Ed. Santos, 2013.
6)MAIA, L. C.; PRIMO, L. G. Odontologia integrada na infância. São Paulo: Ed. Santos, 2012.
7)TOLEDO, O. A. Odontopediatria – fundamentos para a prática clínica. 4. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2012.
8)WALTER, L. R. F.; FERELLE, A.; ISSÁO, M. Odontologia para o bebê. São Paulo: Artes Médicas, 1996.