Disciplina: ORE049 - SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E ENFOQUE HUMANIZADO
Horas Aula: 1
Departamento: DEPTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA /ODON
Plano de Ensino
CNE/CES 3, de 21/06/2021) que prevê algumas características fundamentais para o perfil do egresso, destacando: generalista; humanístico e ético; capaz de atuar em equipe, de forma interprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar; proativo e empreendedor; comunicativo; crítico, reflexivo e atuante na prática odontológica; consciente e participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas.
• Módulo observação:
-Unidade I
¿ O acadêmico de Odontologia: o profissional que desejamos ser (de onde partimos?).
• Módulo teorização:
-Unidade II
¿ História da Odontologia: de onde viemos e para aonde iremos?
-Unidade III
¿ A formação odontológica e as demandas em saúde bucal da
população brasileira: odontologia de e para quem?
-Unidade IV
¿ Universidade Federal de Juiz de Fora: formação em interface
com ensino, pesquisa, extensão e gestão.
-Unidade V
¿ O curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de
Fora.
• Módulo síntese (confronto da observação e teorização):
- Unidade VI
¿ O acadêmico de Odontologia: o profissional que precisamos
ser (aonde chegamos?).
1. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Universidade Federal de Juiz de Fora. Portaria 1.105, de 28 de setembro de 1998 (Estatuto da UFJF). Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, 1998. Disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd/wpcontent/uploads/sites/21/2009/02/estatuto1.pdf.
2. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Conselho Superior. Resolução 13, de 28 de setembro de 1998 (Regimento Geral da UFJF). Juiz de Fora, MG: UFJF, 1998. Disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd/wpcontent/uploads/sites/21/2019/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o_aprovada-e-Regimentogeral-UFJF.pdf.
3. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho Setorial de Graduação – CONGRAD. Resolução 23, de 25 de janeiro de 2016 Regulamento
Acadêmico da Graduação). Juiz de Fora, MG: UFJF, 2016.
Disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd/wpcontent/uploads/sites/21/2023/04/RAG-consolidado-19.04.2023-1.pdf.
4. Brasil. Ministe´rio da Educac¸a~o. Conselho Nacional de Educac¸a~o. Ca^mara de Educac¸a~o Superior. Resolução 3, de 21 de junho de 2021 (Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em
Odontologia e dá outras providências). Brasília: Ministério da Educação, 2021. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003-21/file.
5. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Odontologia. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Odontologia em vigência
https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/60496/1/2021_liv_jdvmenezes.pdf.
2. Martins, YVM; Dias, JN; Lima, IPC. A evolução da prática odontológica brasileira: revisão da literatura. Rev. Nova Esperança. 2018; 16(3):83-90. Disponível em: http://www.facene.com.br/wpcontent/uploads/2018/12/CAP-10_N3.pdf.10
3. Pereira, W. Uma história da Odontologia no Brasil. História e Perspectivas. 2012; 47(-):147-173. Disponível em:https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/download/21
268/11525/80238.
4. Reis, SMAS; Oliveira, AG; Gonçalves, LC; Costa, MM; Oliveira, JEC;Costa, CRR; Reis, TS. Formação odontológica: persiste o descompasso entre o perfil do cirurgião-dentista atualmente formado e as demandas da sociedade por saúde bucal. Rev. Ed. Popular.
2009; 8(-):86-97. Disponível em:https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20162/10759.
5. Silva, RHA, Sales-Peres, A. Odontologia: Um breve histórico. Odontologia. Clín.-Científ. 2007; 6(1):7-11. Disponível em:http://www.ricardohenrique.com.br/artigos/crope-historia.pdf.
6. Carvalho, ACP; Kriger L. Educação Odontológica. São Paulo, SP:Artes Médicas, 2006. (ISBN: 978-85-36700-51-3).