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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: ORE049 - SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO E ENFOQUE HUMANIZADO

Horas Aula: 1

Departamento: DEPTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA /ODON

Ementa
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Em linhas gerais, seminário é procedimento didático que consiste em levar o estudante a pesquisar a respeito de um tema, a fim de apresentá-lo e discuti-lo cientificamente, tendo, assim, a finalidade de introduzir o acadêmico na pesquisa, na análise sistemática de fatos, estruturando-os adequadamente para a sua apresentação clara e documentada. Destacando ainda que, dentre os gêneros textuais, um seminário tem como foco principal a oralidade, ou seja, a discussão de inquietações e ideias. Não obstante, o “Seminário para Sensibilização da Importância do Acolhimento e Enfoque Humanizado” traz em seu bojo a contextualização do graduando em Odontologia à vida acadêmica, além de abordar uma compreensão crítica da relação entre a sua escolha profissional com a realidade da formação e da prática odontológica. Afinal, no contexto de formação de futuros cirurgiões-dentistas, suscita-se a necessidade de se aprofundar a discussão sobre as práticas de saúde, numa perspectiva holística, ética e humanística do cuidado. Refletir acerca de práticas odontológicas humanizadas possibilitará o confronto entre as tradicionais tendências assistencialista e/ou mercadológica com uma vertente da valorização das crenças e da escuta atentiva, bem como do respeito à individualidade das pessoas, aspectos apontados como lementos essenciais da humanização. Buscando assim neste espaço uma maior aproximação com o instituído nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia (Resolução
CNE/CES 3, de 21/06/2021) que prevê algumas características fundamentais para o perfil do egresso, destacando: generalista; humanístico e ético; capaz de atuar em equipe, de forma interprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar; proativo e empreendedor; comunicativo; crítico, reflexivo e atuante na prática odontológica; consciente e participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas.
A disciplina possui carga-horária horária semanal de 01 hora e semestral de 15 horas. Neste período, didaticamente, serão abordados os seguintes enfoques temáticos:
• Módulo observação:
-Unidade I
¿ O acadêmico de Odontologia: o profissional que desejamos ser (de onde partimos?).
• Módulo teorização:
-Unidade II
¿ História da Odontologia: de onde viemos e para aonde iremos?
-Unidade III
¿ A formação odontológica e as demandas em saúde bucal da
população brasileira: odontologia de e para quem?
-Unidade IV
¿ Universidade Federal de Juiz de Fora: formação em interface
com ensino, pesquisa, extensão e gestão.
-Unidade V
¿ O curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de
Fora.
• Módulo síntese (confronto da observação e teorização):
- Unidade VI
¿ O acadêmico de Odontologia: o profissional que precisamos
ser (aonde chegamos?).
• Básica
1. Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Universidade Federal de Juiz de Fora. Portaria 1.105, de 28 de setembro de 1998 (Estatuto da UFJF). Brasília, DF: Ministério da Educação e do Desporto, 1998. Disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd/wpcontent/uploads/sites/21/2009/02/estatuto1.pdf.
2. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Conselho Superior. Resolução 13, de 28 de setembro de 1998 (Regimento Geral da UFJF). Juiz de Fora, MG: UFJF, 1998. Disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd/wpcontent/uploads/sites/21/2019/07/Resolu%C3%A7%C3%A3o_aprovada-e-Regimentogeral-UFJF.pdf.
3. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Pró-Reitoria de Graduação. Conselho Setorial de Graduação – CONGRAD. Resolução 23, de 25 de janeiro de 2016 Regulamento
Acadêmico da Graduação). Juiz de Fora, MG: UFJF, 2016.
Disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd/wpcontent/uploads/sites/21/2023/04/RAG-consolidado-19.04.2023-1.pdf.
4. Brasil. Ministe´rio da Educac¸a~o. Conselho Nacional de Educac¸a~o. Ca^mara de Educac¸a~o Superior. Resolução 3, de 21 de junho de 2021 (Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em
Odontologia e dá outras providências). Brasília: Ministério da Educação, 2021. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2021-pdf/191741-rces003-21/file.
5. Brasil. Ministério da Educação. Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Odontologia. Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Odontologia em vigência
1. Menezes, JDV. Gotas de história da odontologia. Fortaleza, CE:Imprensa Universitária, 2021. (ISBN: 978-65-88492-71-0; DOI:10.51996/9786588492710). Disponível em:
https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/60496/1/2021_liv_jdvmenezes.pdf.
2. Martins, YVM; Dias, JN; Lima, IPC. A evolução da prática odontológica brasileira: revisão da literatura. Rev. Nova Esperança. 2018; 16(3):83-90. Disponível em: http://www.facene.com.br/wpcontent/uploads/2018/12/CAP-10_N3.pdf.10
3. Pereira, W. Uma história da Odontologia no Brasil. História e Perspectivas. 2012; 47(-):147-173. Disponível em:https://seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/download/21
268/11525/80238.
4. Reis, SMAS; Oliveira, AG; Gonçalves, LC; Costa, MM; Oliveira, JEC;Costa, CRR; Reis, TS. Formação odontológica: persiste o descompasso entre o perfil do cirurgião-dentista atualmente formado e as demandas da sociedade por saúde bucal. Rev. Ed. Popular.
2009; 8(-):86-97. Disponível em:https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20162/10759.
5. Silva, RHA, Sales-Peres, A. Odontologia: Um breve histórico. Odontologia. Clín.-Científ. 2007; 6(1):7-11. Disponível em:http://www.ricardohenrique.com.br/artigos/crope-historia.pdf.
6. Carvalho, ACP; Kriger L. Educação Odontológica. São Paulo, SP:Artes Médicas, 2006. (ISBN: 978-85-36700-51-3).
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