Plano de Ensino
Disciplina: STG031 - ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL: ENFOQUE CLÍNICO I
Horas Aula: 0
Departamento: DEPTO DE ODONTOLOGIA RESTAURADORA /ODON
Ementa
Já é de senso comum o fundamental papel da desorganização do biofilme dental como técnica mais eficaz, eficiente e efetiva para a prevenção e/ou controle das multifatoriais doenças placo-dependentes, cárie dentária e periodontopatias. Contudo, apesar da higiene bucal ser frequentemente solicitada pelos cirurgiões-dentistas (CD) em sua clínica diária, estes profissionais possuem grande dificuldade para motivar seus pacientes a executá-la com suficiência e qualidade. E essa fragilidade nasce no processo formativo dos CD’s, que são inseridos em um segmentado ciclo clínico, cujas atividades práticas são essencialmente centradas na prestação de serviços odontológicos voltados à execução de procedimentos de média e alta complexidades. Assim, nesse cenário, o fundamental controle do biofilme dental passa a ser frequentemente percebido e/ou entendido como
procedimento odontológico de pouco valor e/ou impacto. Diante dessa fragilidade, o presente estágio traz como propósito propiciar precocemente ao acadêmico estagiário a composição, por meio de mesas clínicas, de material educativo-orientador voltado para a autopercepção e autocuidado em saúde bucal, a ser aplicado em seus futuros cenários clínicos e/ou coletivos (trans e pós-formativo). Ademais, o estagiário poderá experimentar o papel do cirurgião-dentista como agente ativo no diagnóstico e na prescrição de instrumentos de autopercepção e autocuidado em saúde bucal, seja sob demanda individual (clínica) e/ou coletiva (atividades coletivas de educação em saúde).
Conteúdo
- Módulo qualificação:
• Boca: anatomia e cronologia da dentição;
• Biofilme dentário;
• Higiene bucal avançada: autopercepção, autocuidado e técnicas;
• Instrumentalização para a higiene bucal: superfícies livres (escova dental e dentifrício), superfícies interdentais (fios, fitas, escovas interdentais e outras tecnologias), raspador de língua e agentes químicos (antissépticos bucais)
- Módulo prático:
• Mesas clínicas e os ciclos de vida (prescrição/instrumentalização):
¿ Autopercepção e autocuidado bucal em interface com a gestante e bebês;
¿ Autopercepção e autocuidado bucal em interface com a infância;
¿ Autopercepção e autocuidado bucal em interface com a adolescência;
¿ Autopercepção e autocuidado bucal em interface com a vida adulta;
¿ Autopercepção e autocuidado bucal em interface com o envelhecimento;
¿ Autopercepção e autocuidado bucal em interface com pessoas com deficiência.
Bibliografia
1. ALMEIDA, L. E. et al. Sensibilização do Futuro Cirurgião-dentista no
Controle do Biofilme Dental em sua Prática Clínica Diária. In:
Tecnologias aplicadas nas ciências da saúde. Edilson Antonio Catapan
(Organizador). São José dos Pinhais: Brazilian Journals, 2021.
Disponível em:
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.
Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília:Ministério da Saúde, 2004. Disponível em:Universidade; UFRGS, 1995.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica (nº17) - Saúde Bucal. Brasília: Ministério da Saúde, 2008. Disponível em:
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
1. ARANHA, A. C. Guia Clínico de Cremes Dentais. São Paulo: Editora Santos, 2022. COXA, R. M. M.; COSTA, G. D. Portfólio Reflexivo – Método de Ensino, Aprendizagem e Avaliação. Viçosa: UFV, 2016.
2. KRIGER, L. ABOPREV: Promoção de Saúde Bucal. São Paulo: Artes Médicas, 2003.
3. MIALHE, F. L. Promoção da Saúde e Saúde Bucal, vol. 1. Limeira:Coronela Books, 2020.
4. MIALHE, F. L. Promoção da Saúde e Saúde Bucal, vol. 2. Limeira:Coronela Books, 2020.
5. PEREIRA, A. C. Tratado de Saúde Coletiva em Odontologia. Nova Odessa: Napoleão, 2009.
Voltar