Fechar menu lateral

Nota máxima no Enade!

Nosso curso de Engenharia Mecânica da UFJF atingiu nota 5 de excelência no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira, 11 de abril, os resultados da avaliação dos cursos superiores de 2023. Nesta edição, foram analisados cursos de engenharia, arquitetura, das áreas da saúde, agronomia e tecnólogos, com base no desempenho dos alunos, formação dos professores e infraestrutura.

O Índice Geral de Cursos (IGC) é o indicador mais importante sobre a qualidade do ensino superior no Brasil. O ICG é calculado com base nas notas da Capes e no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Para determinar o CPC são ponderados diferentes fatores: o Conceito Enade tem 20% do peso; a porcentagem de professores com mestrado ou doutorado corresponde a 30% da nota; a percepção do estudante sobre o curso que fez resulta em 15% do índice; e, por fim, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede a evolução do aluno comparando a nota dele do Enem com a do Enade, tem 35% de peso no CPC.

Depois de quantificar todos esses indicadores, o Inep atribui uma nota a cada instituição e, a partir de uma média dessas notas, distribui as instituições em cinco faixas de desempenho: das piores (faixa 1) para as melhores (faixa 5). Com base nesse critério, é possível afirmar quais são as melhores instituições de ensino superior do país e o que leva a esse desempenho.

Obtivemos conceito 5 em todos os três indicadores! Esse é um resultado muito expressivo e motivo de orgulho para toda a comunidade da Engenharia Mecânica da UFJF, PARABÉNS!

Leia mais aqui