Fechar menu lateral

Plano departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EADEDU025 - REFLEXÕES SOBRE ATUAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR III - ÁREA DE COMPUTAÇÃO

Horas Aula: 2

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
- Reflexões sobre a relação teoria-prática quanto ao ambiente em que a ação docente na escola
de Educação Básica atuando em turmas do Ensino Médio ou na Educação de Jovens e Adultos,
em toda a sua complexidade.
- Reflexões sobre o currículo da escola (projeto pedagógico), a estrutura organizacional do
contexto escolar, a interação entre docentes e discentes, as relações entre escola e comunidade
e sobre a estrutura de tecnologia da informação e comunicação a serviço da prática pedagógica
disponível em escola da Educação Básica no contexto turmas do Ensino Médio ou EJA.
- Proposta de soluções factíveis em face da observação desenvolvida.
Reflexões sobre a relação teoria-prática quanto ao ambiente em que a ação docente se dá na escola em toda a sua complexidade. Reflexões sobre o currículo da escola (projeto pedagógico). Reflexões sobre a estrutura organizacional do contexto escolar. Reflexões sobre os processos de interação entre docentes e discentes na perspectiva do uso de Tecnologia da Informação e Comunicação. Reflexões sobre as relações entre escola e comunidade. Reflexões sobre a estrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação a serviço da prática pedagógica disponível em escola da Educação Básica no contexto das turmas do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos. Relatório técnico circunstanciado em que o aluno apresente propostas de soluções factíveis em face da observação desenvolvida fundamentado nos conhecimentos teóricos adquiridos nas demais disciplinas do curso.
- BARRETO, Flavio Chame. Informática descomplicada para educação aplicações práticas para sala de aula. São Paulo Erica 2014 1 recurso online ISBN 9788536522258.
- COLL, Cesar; MONEREO I FONT, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. 365 p. ISBN
9788536322865.
- MATTAR, João. Games em educação como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2010. ISBN 9788576055624.
- CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de; Ivanoff, Gregorio Bittar. Tecnologias que Educam: ensinar e aprender com as tecnologias de informação e comunicação. Pearson 186 ISBN 9788576053675 .
- BELL, Tim; Witten, Ian H. e Fellows, Mike. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.
Voltar