Disciplina: DCC196 - LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Horas Aula: 2
Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE
Plano de Ensino
2 - Fundamentos da programação Android. Especificação declarativa x procedural. Principais classes. Activity, View, Intent, Services, Content Providers. Universalização. Gerenciamento de layout e o papel do Java. Tratamento de eventos. Implementação através de classes anônimas, interface OnClickListener, propriedade OnClick. Janelas de Diálogo (AlertDialog, Toast).
3. Interface Gráfica. Classe View. Widget x ViewGroup. Especificação de layouts (Linear, Relative, Absolute, Table, Frame, Grid, Scroll). Emprego de alguns dos principais componentes Widgets (TextView, EditText, Button, Checkbox, Radiobutton, DateTime, Spinner, ImageView). Especificação declarativa e procedural. Emprego de ferramentas de prototipação.
4. Aspectos avançados da Interface Gráfica: Listagens com RecyclerView. Utilização dos botões de navegação. Componentes para Menus. Tipos de menus (opção, contexto, popup, grupos) e tratamento de eventos. Temas, definição, herança, aplicação e referência.
5. Persistência: Utilização de arquivos na plataforma através do Java.io. Armazenamento de preferências (SharedPreferences). Utilização do banco local (SQLite). ContentProvider. Criando um banco de dados através do SQLite. Especificação do CRUD (Create, Read, Update, Delete) por uma classe DAO. Firebase
6. Serviços Web Utilização de WebServices: Arquitetura e componentes. Utilização de REST.
LECHETA, Ricardo R., Google Android, 4a edição, Editora Novatec, 2013.
MONTEIRO, João Bosco, Google Android: crie aplicações para celulares e tablets, Editora Casa
do Código, 2013.
HANSMANN, U. et. al., Pervasive Computing: The Mobile Word. Springer. 2003
KUROSE, J.; ROSS, K., Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem top-down,
2010, 5a edição Pearson.