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Plano departamental

Plano de Ensino

Disciplina: DCC196 - LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Horas Aula: 2

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa
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Mobilidade - Evolução histórica e conceitos atuais, Computação móvel e nômade. Mercado e Sistemas Operacionais para dispositivos móveis. Estratégias e ambientes de programação de dispositivos móveis, Bases de dados móveis, Futuro da computação móvel, Paradigmas de computação móvel, Sistemas Operacionais. Middlewares para mobilidade. Agentes Móveis. Linguagens e Ambientes de Desenvolvimento. Programação para celulares. Desenvolvimento de programas simples para PDAs. Miniprojeto.
1. Introdução à computação móvel: Conceitos, características, classificação, tendências. Principais plataformas e características do mercado. Desenvolvimento. Abordagem nativa x Web x hibrida. Construção de aplicações multiplataforma. Introdução à plataforma de desenvolvimento móvel Android. Características, histórico, versões, ambiente de desenvolvimento, emuladores. Configuração e instalação.

2 - Fundamentos da programação Android. Especificação declarativa x procedural. Principais classes. Activity, View, Intent, Services, Content Providers. Universalização. Gerenciamento de layout e o papel do Java. Tratamento de eventos. Implementação através de classes anônimas, interface OnClickListener, propriedade OnClick. Janelas de Diálogo (AlertDialog, Toast).

3. Interface Gráfica. Classe View. Widget x ViewGroup. Especificação de layouts (Linear, Relative, Absolute, Table, Frame, Grid, Scroll). Emprego de alguns dos principais componentes Widgets (TextView, EditText, Button, Checkbox, Radiobutton, DateTime, Spinner, ImageView). Especificação declarativa e procedural. Emprego de ferramentas de prototipação.

4. Aspectos avançados da Interface Gráfica: Listagens com RecyclerView. Utilização dos botões de navegação. Componentes para Menus. Tipos de menus (opção, contexto, popup, grupos) e tratamento de eventos. Temas, definição, herança, aplicação e referência.

5. Persistência: Utilização de arquivos na plataforma através do Java.io. Armazenamento de preferências (SharedPreferences). Utilização do banco local (SQLite). ContentProvider. Criando um banco de dados através do SQLite. Especificação do CRUD (Create, Read, Update, Delete) por uma classe DAO. Firebase

6. Serviços Web Utilização de WebServices: Arquitetura e componentes. Utilização de REST.
LECHETA, Ricardo R., Google Android para Tablets, 1a edição, Editora Novatec, 2012.
LECHETA, Ricardo R., Google Android, 4a edição, Editora Novatec, 2013.
MONTEIRO, João Bosco, Google Android: crie aplicações para celulares e tablets, Editora Casa
do Código, 2013.
ADELSTEIN, F., et al., Fundamentals of Mobile and Pervasive Computing, McGraw-Hill, 2005
HANSMANN, U. et. al., Pervasive Computing: The Mobile Word. Springer. 2003
KUROSE, J.; ROSS, K., Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem top-down,
2010, 5a edição Pearson.
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