Disciplina: 2035006 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA E GEOMÉTRICA
Horas Aula: 3
Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE
Plano de Ensino
2.Geometria e transformações.
3.Transformações lineares, afins e projetivas.
4.Recorte de primitivos.
5.Rasterização.
6.Colorização: BRDF, modelos de iluminação local e global, texturização.
7.Pipeline gráfica.
8.Fundamentos de geometria computacional: cálculo de área, ângulos, posições relativas e orientação.
9.Interseções: retas, semiplanos.
10.Volumes limitantes em 2D e 3D: fechos convexos, caixas e círculos envolventes. 11.Triangulações.
12.Estruturas de dados espaciais: quadtrees, octrees, kd-trees, r-trees, bsp-tree. Superfícies de subdivisão.
CARVALHO, P.C.P.; FIGUEIREDO, L.H. Introdução à geometria computacional. Colóquio Brasileiro de Matemática, 18, IMPA, Rio de Janeiro, 1991.
DE BERG, M.; VAN KREVELD, M.; OVERMARS, M.; SCHWARZKOPF, O. Computational Geometry: algorithms and applications. Springer-Verlag, 1997.
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HARALICK, R.M.; Shapiro, L.G. Computer and Robot Vision (Volumes I e II), Prentice-Hall, 2002.
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