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Plano departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EADDCC055 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA DA COMPUTAÇÃO III

Horas Aula: 0

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa
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Atividades a serem desenvolvidas pelos alunos estagiários inseridos nas escolas de Educação
Básica em turmas do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos: Observação da rotina
escolar; Acompanhando o professor supervisor em sala de aula; Elaboração de um plano de
intervenção, com a ajuda do professor supervisor; Execução do plano de intervenção, como
regente da turma.
A proposta da disciplina é inserir o aluno estagiário no contexto do ambiente escolar em que se trabalha com turmas do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos como observador dos aspectos sociais e econômicos em que a escola está estabelecida, sua estrutura física com ênfase na Tecnologia de Informação, bem como a inclusão digital entre os atores do ambiente escolar de forma a propiciar-lhe o desenvolvimento de habilidades investigativas, reflexivas e de problematização sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de Tecnologia da Informação no processo ensino e aprendizagem. Pretende-se, assim, promover a inserção do aluno no contexto de sala de aula, inicialmente como observador do processo de ensino e aprendizagem, e, posteriormente, possibilitando a intervenção do estagiário nesse processo como regente da(s) turma(s) trabalhada(s). A atuação do estagiário deverá ocorrer tanto no processo de planejamento e execução das práticas de ensino através do uso de softwares educacionais, como de outros elementos que permitam ao aluno estagiário o desenvolvimento das capacidades e habilidades necessárias à prática docente. Assim, o conteúdo da disciplina é definido como segue: Da carga horária total da disciplina, 60% serão em atividades desenvolvidas em ambiente escolar, sendo
que a carga horaria total de observação mais intervenção deve contabilizar, pelo menos, 40 horas
(mínimo de 8 horas de intervenção). O restante deve ser utilizado para acompanhamento da rotina
escolar (análise de documentos, acompanhamento da rotina da secretaria, reuniões com o professor responsável pela supervisão, participação em reuniões de professores etc).
- BARRETO, Flavio Chame. Informática descomplicada para educação aplicações práticas para sala de aula. São Paulo Erica 2014 1 recurso online ISBN 9788536522258.
- COLL, Cesar; MONEREO I FONT, Carles. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. 365 p. ISBN 9788536322865.
- MATTAR, João. Games em educação como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2010. ISBN 9788576055624.
- CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de; Ivanoff, Gregorio Bittar. Tecnologias que Educam: ensinar e
aprender com as tecnologias de informação e comunicação. Pearson 186 ISBN 9788576053675 .
- BELL, Tim; Witten, Ian H. e Fellows, Mike. (2011). Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.
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