Fechar menu lateral

Plano departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EADDCC011 - INGLÊS INSTRUMENTAL

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Introdução ao desenvolvimento da compreensão de textos escritos em inglês, através da aplicação de estratégias de leitura (skimming, scanning, inferência, cognatas) e do estudo de estruturas de nível básico(presente,passado e futuro), estudo de pronomes, classes de palavras, verbos modais e auxiliares e conetivos. Compreensão de textos de caráter geral, através de estratégias de leitura. Compreensão de textos relacionados à informática. Verificação em todos os momentos, juntamente com o aluno, da importância do desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa, para a sua área específica. Trabalhar o uso do dicionário, a formação de palavras (afixos e sufixos), vocabulários específicos da área de informática. Praticar estratégias de leitura relacionadas aos diferentes níveis de compreensão. Revisar e introduzir conhecimentos lingüísticos que venham a facilitar a compreensão de textos. Desenvolver habilidades de estudo, tais como: resumir parágrafos e trechos breves através da extração das idéias centrais, traduzir pequenos trechos.
Introdução ao desenvolvimento da compreensão de textos escritos em inglês, através da aplicação de estratégias de leitura (skimming, scanning, inferência, cognatas) e do estudo de estruturas de nível básico(presente,passado e futuro), estudo de pronomes, classes de palavras, verbos modais e auxiliares e conetivos. Compreensão de textos de caráter geral, através de estratégias de leitura. Compreensão de textos relacionados à informática. Verificação em todos os momentos, juntamente com o aluno, da importância do desenvolvimento da habilidade de leitura em língua inglesa, para a sua área específica. Trabalhar o uso do dicionário, a formação de palavras (afixos e sufixos), vocabulários específicos da área de informática. Praticar estratégias de leitura relacionadas aos diferentes níveis de compreensão. Revisar e introduzir conhecimentos lingüísticos que venham a facilitar a compreensão de textos. Desenvolver habilidades de estudo, tais como: resumir parágrafos e trechos breves através da extração das idéias centrais, traduzir pequenos trechos.
BROWN, Charles. Oxford English for Computing. Oxford University Press, 1996.
EDIGER, A., Alexander, R. e SRUTWA, K. Reading for Meaning. Longman, 1989.
FÜRSTENAU, Eugênio. Novo dicionário de termos técnicos Inglês-Português. Globo.
GADELHA, Isabel Maria Brasil. Inglês Instrumental: Leitura, Conscientização e Prática. Teresina- Piauí, 2000.
GLENDINNINGl, Eric H. Basic English for Computing. Oxford University Press, 1999.
HUTCHINSON, T., WATERS,A. English for Specific Purposes. Cambridge University Press, 1995.
OLIVEIRA, Sara Rejane. Estratégias de Leitura para Inglês Instrumental. Editora UnB,1994.
OLIVEIRA, Sara Rejane. Reading Strategies for Computing. Editora UnB,1996.
Material publicado pela coordenação do Projeto Nacional de Inglês Instrumental.
Textos autênticos retirados de revistas, livros, Jornais e/ou internet.
Voltar