Fechar menu lateral

Plano departamental

Plano de Ensino

Disciplina: DCC065 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Horas Aula: 4

Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
- Definição de objetos gráficos planares
- Modelos de Geometria
- Estudo da Cor
- Modelagem de objetos e construção de cenas 3D
- Visualização da cena
- Cenário Virtual
- Câmera Virtual
- Recorte, rasterização, cálculo das superfícies visíveis
- Iluminação
- Técnicas de Mapeamento de Texturas
- Animação
1. Definição de objetos gráficos planares
2. Modelos de Geometria
3. Estudo da Cor
4. Modelagem de objetos e construção de cenas 3D
5. Visualização da cena
6. Cenário Virtual
7. Câmera Virtual
8. Recorte, rasterização, cálculo das superfícies visíveis
9. Iluminação
10. Técnicas de Mapeamento de Texturas
11. Animação
FOLEY, J et al.. Computer graphics - principles and practice. 2ª Edição, Editora Addison-Wesley, 2010.
HEARN, D., Baker, M. P. e Carithers, W. Computer Graphics with OpenGL. 4ª Edição, Prentice Hall, 2010.
SHIRLEY, P. et al. Fundamentals of Computer Graphics. 3ª Edição, Editora AK Peters, 2009.
AZEVEDO, E. e CONCI, A. Computação Gráfica - Teoria e Prática. Editora Elsevier, 2003.
BURDEA, G., COIFFET, P. Virtual Reality Technology, Wiley, (2nd Edition). New York, 2003.
GONZALEZ, R, WOODS, R. Processamento Digital de Imagens, 3ª Edição, Pearson, 2010.
SHREINER, Dave. OpenGL Programming Guide: The Official Guide to Learning OpenGL. 5ª edição. Addison-Wesley. 2006.
VINCE, J. Mathematics for Computer Graphics. Springer, 2005.
Voltar