Disciplina: DCC014 - INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Horas Aula: 4
Departamento: DEPTO DE CIENCIA DA COMPUTACAO /ICE
Plano de Ensino
2. Métodos não informados de busca
3. Métodos informados de busca
4. Grafos de jogos e hipergrafos
5. Prova Automática de Teoremas
6. Introdução ao PROLOG
1.1. Definição, classificação dos problemas e aplicações
1.2. Hipóteses de sistemas inteligentes
1.3. Sistema de símbolos físicos
1.4. Espaço e grafo de estados
1.5. Estratégias de controle e heurísticas
1.6. Base de conhecimento e Sistema de produções
2. Métodos não informados de busca
2.1. Método irrevogável
2.2. Backtracking
2.3. Busca em largura e busca em profundidade
2.4. Busca ordenada
3. Métodos informados de busca
3.1. Algoritmo de busca pela melhor escolha, Best-First
3.2. Busca Gulosa
3.3. Algoritmo A* e suas variantes
3.4. Propriedades de heurísticas
3.5. Critérios de poda
4. Grafos de jogos e hipergrafos
4.1. Grafos de jogos
4.2. Algoritmo Min-Max
4.3. Algoritmo Alfa-Beta
4.5. Grafo And/Or
4.6. Sistemas Baseados em Regras
4.7. Algoritmo AO*
5. Prova de Teoremas
5.1. Linguagens de Cálculo de Predicados
5.2. Forma Clausal
5.3. Representação do Conhecimento
5.4. Método de Resolução
5.4.1. Algoritmo de Unificação
5.4.2. Refutação
6. Introdução ao PROLOG
6.1. Cláusulas de Horn. PROLOG. Estratégia de resolução em PROLOG.
RICH, Elaine e KNIGHT, Kevin. Inteligência Artificial. Makron Books, 1994
RUSSEL, S., NORVIG. P. Inteligência Artificial. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
CASANOVA, M. A., GIORNO, F.A.C., FURTADO, A.L. Programação em Lógica e a Linguagem Prolog. E. Blucher, 1a ed., 1987.
CLOCKSIN, W. F., MELLISH, C. S. Programming in Prolog. 5a Ed. Springer-Verlag, 2003.
LUGER, G. F. Inteligência Artificial. 6a edição. Pearson, 2013
NILSSON, Nils. Principles of Artificial Intelligence. Tioga CO., 1980
RUSSEL, S., NORVIG. P. Inteligência Artificial. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2013.