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Marketing I – 2022 – 1º Semestre

Caros alunos, neste conteúdo vocês terão acesso aos slides, plano de ensino, artigos e demais informações sobre a disciplina.

 

Slides:

  • Em breve

 

Plano de Ensino: 

Disciplina: Marketing I CAD005 

Carga horária: 60 horas/aula Créditos: 04

Professor: Dr. Prof. Danilo de Oliveira Sampaio

 

Objetivos da displina

  • Mostrar ao aluno a importância do marketing enquanto disciplina de administração e função empresarial.
  • Despertar no aluno o estudo do marketing, inclusive sua aplicação nas micro, pequenas, médias e grandes organizações.
  • Fornecer conceitos básicos do marketing e mercado, do ambiente ao qual ele interage e do comportamento de compra de indivíduos e organizações.

 

Didática

Aula tipo expositiva, debates, slides, discussões de artigos acadêmicos, estudos de caso, seminário e provas.

 

Ementa

Evolução dos conceitos de marketing; ambiente de marketing; planejamento estratégico de marketing; mercado consumidor e comportamento do comprador; mercados organizacionais e comportamento de compra organizacional; administração das informações de marketing; segmentação de mercado; novos horizontes do marketing.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (Livro da bibliografia básica)

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

1. Marketing para o século XXI (Cap. 1)

2. Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing (Cap. 2)

3. Criação de relações de longo prazo (Cap. 5)

4. Análise dos mercados consumidores (Cap. 6)

5. Análise dos mercados organizacionais (Cap. 7)

6. Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo (Cap. 8)

 

INSTRUÇÕES E EXPLICAÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES

  • Avaliação individual: duas provas, sendo uma a cada bimestre. Valor de cada prova: 40 pts.
  • Avaliação em equipes: seminário de 20 pts.

 

Regras introdutórias para o seminário:

  • Os alunos formam as equipes de até 6 pessoas.
  • Os alunos vão apresentar por meio de slides o estudo de campo e a teoria vista na disciplina aplicados sobre o tema sorteado pelo professor.
  • Esta apresentação de slides será em equipe (máximo 6 pessoas), e ocorrerá no final do período letivo.
  • O único documento que deverá ser entregue ao Prof. serão os slides, os quais devem ser enviados por e-mail para (danilo.sampaio@ufjf.edu.br), com 01 dia de antecedência da data da apresentação a ser divulgada.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA E COMPLEMENTAR

 

BÁSICA

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

 

COMPLEMENTAR

COBRA, M. Administração de marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KOTLER, P.; LEE, N. R. Marketing social: influenciando comportamentos para o bem. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

HUNT, S. D. Marketing theory: foundations, controversy, strategy, resource-advantage theory. Armonk, NY: M.E. Sharpe, Inc., 2010.

POLIZEI, E. Plano de marketing. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SAMPAIO, D. de O.; GOSLING, M. Comportamento do consumidor: da revolução do consumo à pós-modernidade. XI Colóquio Internacional de Poder Local, nov. 05. Em: Anais…, Salvador: ENEO-Anpad, 2009. (Artigo disponível no site do professor . www.danilodeoliveirasampaio.com)

TOLEDO, L. A.; TOLEDO, G. L.; SHIRAISHI, G. de F.; PEREIRA, C. de B.; MORAES, C. A. de. Marketing no âmbito da teoria e prática gerencial: um ensaio discursivo. XI Semead – Seminários em Administração da FEA-USP, São Paulo. Anais… São Paulo: 2008. (Artigo disponível em http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/pos)

TOLEDO, L. A; CAMPOMAR, M. C.; TOLEDO, G. L. Planejamento de marketing e confecção do plano de marketing: uma análise crítica. Revista O&S, v. 13, n. 37, abr./jun., 2006.

 

ARTIGOS: (leituras extras interessantes)

1. MIRANDA, C. M. C.; ARRUDA, D. M. O. A evolução do pensamento de marketing: uma análise do corpo doutrinário acumulado no século XX. RIMAR – Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 3, n.1, p. 40-57, jan./jun., 2004.

2. AQUINO, R. V. G.; SAMPAIO, D. O. A aplicação do composto de marketing atualizado em uma microempresa do setor de restaurantes: um estudo de caso. XXV Enangrad, Belo Horizonte, 09 -11 nov. 2014.

3. SARQUIS, A. B.; IKEDA, A. Segmentação de Mercado no ramo de agências de comunicação. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 101-119, abr./jun., 2009.

4. FAGUNDES, A. F. A.; VEIGA, R. T.; SAMPAIO, D. O.; SOUSA, C. V.; SANTANA, E. E. P.; LARA, J. E. Um estudo sobre a satisfação do consumidor esportivo que frequenta estádios de futebol em Belo Horizonte. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), v. 12, n. 1, p. 121-135, Jan-Abr., 2013.

 

SITES RECOMENDADOS PARA PESQUISA

  • Evite buscadores na internet e revistas não acadêmicas.
  • Site do Prof. Danilo: https://www.ufjf.br/danilo_sampaio/
  • A seguir alguns links que constam na Home Page do Professor.

 

Periódicos:

  • RAE – Revista de Administração de Empresas da FGV. Link:http://rae.fgv.br/busca
  • RAC – Revista de Administração Contemporânea. Link: http://www.anpad.org.br/periodicos/content/frame_base.php?revista=1
  • RAU – Revista de Administração da UNIMEP. Link: http://www.regen.com.br/ojs/index.php/regen
  • Read – Revista Eletrônica – Escola de Administração da UFRGS. Site com acesso a artigos. Link: http://seer.ufrgs.br/read/search/results (liberado para downloads)
  • REGE USP – Revista de Gestão USP – FEA USP. Site com acesso a artigos. Link: http://www.ead.fea.usp.br/eadonline/pos
  • (NOVO) Revista de Ciências da Administração: Dept. Adinistração – UFSC. Link:http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/adm/index
  • Revista Gestão & Tecnologia (G&T) da Fundação Pedro Leopoldo (BH/MG). Link: revistagt.fpl.edu.br/get
  • Revista Contextus. Link: www.contextus.ufc.br/index.php/contextus
  • Revista Gestão & Planejamento. Link: www.revistas.unifacs.br/index.php/rgb/search

 

Instituições/Base de Dados:

  • Base Scielo. Link: www.scielo.org/php/index.php
  • AMA – American Marketing Association Link:www.marketingpower.com/AboutAMA/Pages/AMA%20Publications/AMA%20Journals/Journal%20of%20Marketing/TOCs/JMTOC_2013.3.aspx
  • Portal de Periódicos Capes. Link: http://www.periodicos.capes.gov.br/index.php
  • CEPEAD-Centro de Pós-graduação e Peswquisa em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (Cepead – UFMG). Link: http://www.cepead.face.ufmg.br/

 

Juiz de Fora, 02/04/2022.

Prof. Dr. Danilo de Oliveira Sampaio