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PROJETO DE PESQUISA: PESQUISA EM MARKETING E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Como fruto do pós-doutoramento a partir de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019, surge um projeto de pesquisa: uma comparação da pesquisa em marketing e desenvolvimento sustentável, tanto no Brasil quanto na Europa, ligando metodologias, teorias e tendências. Torna-se uma preocupação por parte da comunidade científica de área de Gestão, Administração e Marketing, reavaliar como está o ensino na pós-graduação, nos cursos de mestrado e doutorado, com relação ao ensino, metodologia e direcionamento futuro das pesquisas. O ensino e o entendimento do marketing tem mostrado sinais de adaptações principalmente nos Séculos XX e XXI, o que é atestado por Hunt (1991). Estas adaptações mostram um campo científico em evolução ao acompanhar os modelos econômicos e ajustes de mercados de países e blocos de países. Nesta presente investigação optou-se pelo estudo de campo na Europa, visto que foi neste continente que surgiram as primeiras comprovações científicas de marketing nos negócios e nos governos (Jones e Monieson, 1990). Ao realizar a pesquisa de campo na Europa, verificando como as pesquisas de marketing ocorrem e quais as suas tendências, isto pode ser útil no sentido de elaborar uma aplicação deste estudo em outros continentes. Espera-se trazer os conhecimentos absorvidos nesta pesquisa para auxiliar e apoiar com mais informações os estudos dos pesquisadores de marketing no Brasil. No caso brasileiro, por exemplo, existe um debate do marketing em termos acadêmicos na Associação Nacional dos Programas de Pesquisa e Pós-Graduação (ANPAD), a qual faz reuniões com os coordenadores dos cursos de mestrado e doutorado, e também desenvolver vários eventos e congressos anuais nos diversos campos da gestão. Na área de marketing, a ANPAD tem os Encontros de Marketing (EMA), que a cada dois anos reune pesquisadores para publicar e debater a área de marketing no país. Apesar dos esforços da ANPAD, a visão de marketing é restrita no Brasil, sendo apenas as universidades que possuem cursos de mestrado e doutorado de bom nível que usufruem de ambiente de investigação. É necessário verificar como está a visão além do Brasil, ou seja, pesquisar em outros continentes como o marketing é visto na academia. O propósito desta pesquisa é compreender a visão da Europa, berço do marketing no campo da gestão. Verificar como os pesquisadores europeus debatem o marketing e desenvolvem suas pesquisas. Com isso, será possível comparar a visão europeia com a brasileira, e levantar discussões a respeito. Em um momento posterior, espera-se realizar esta mesma pesquisa nos Estados Unidos e em alguns países asiáticos. A pesquisa justifica-se então pela busca do conhecimento de marketing em termos de pesquisa, verificar como ocorre este conhecimento e quais são as tendências, esperando desta forma, um maior desenvolvimento e entendimento científico do marketing, por meio de uma visão sistêmica da comunidade que atua na área. Assim, esta investigação poderá contribuir para a evolução da área, contribuindo na geração de discussões e ideias para novas pesquisas ou mesmo sugerindo debates temáticos.