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A carteirinha do estudante da UFJF é obrigatória para o uso do Restaurante Universitário (RU) e da Biblioteca.
A solicitação deve ser feita por meio do endereço www.carteirinha.ufjf.br.
Para isso, é necessário que a matrícula no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) esteja com status ativo, além de documentos individuais como Registro Geral (RG), comprovante de matrícula emitido pelo Siga e a foto 3×4, produzida e enviada pelo próprio estudante ou servidor. A foto deve ser recente, de frente, com fundo branco, não podendo haver utilização de lenços, chapéus, bonés e óculos de sol, por dificultarem ou encobrirem características físicas imprescindíveis para reconhecimento do portador.
2ª Via
Para os casos em que a carteirinha encontra-se ilegível ou danificada, deve-se anexar o arquivo digitalizado do documento, sendo imprescindível, no ato da retirada, a devolução da antiga.
Em situações de perda ou roubo, o estudante ou servidor deve anexar arquivo com o Boletim de Ocorrência completo, com data de expedição recente (máximo 30 dias) e documento oficial com foto.
Com a troca de curso ou ciclo, no caso de alunos, é necessário anexar o arquivo com a digitalização da carteirinha atual (frente e verso) para fins de comprovação da posse. Nesse caso, a nova carteirinha somente será entregue se, no ato da retirada, o discente devolver a antiga para descarte.
Otimização
A coordenadora do Restaurante Universitário, Adriana Abreu de Andrade, ressalta que a medida vem sendo pensada desde setembro do ano passado, com a finalidade de melhorar o fluxo de trabalho da coordenação. “As pessoas vinham, principalmente, nos horários de almoço, em que a procura já é grande, o que gerava muitas filas e tornava o processo demorado. Com a solicitação online, vamos otimizar o tempo de espera.”
Retirada
A retirada da carteirinha é presencial e acontece nas duas unidades do RU. Os horários de funcionamento do campus são de segunda à sexta, das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 18h30 às 20h; e aos sábados, das 10h às 14h. Na unidade Centro, de segunda à sexta, das 8h às 14h. A troca do selo de validade continua sendo presencialmente.