Edital Bolsistas ECONS

O Econs/Faculdade de Economia faz público o processo de seleção de bolsistas para os seguintes projetos:

Projeto de Treinamento Profissional

coordenadores:  André Suriane da Silva; Flávia Lúcia Chein Feres; Igor Vieira Procópio; Lourival Batista de Oliveira Júnior ; Ricardo da Silva Freguglia.

O Laboratório de Estudos Econômicos (ECONS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem por objetivo principal disponibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral um serviço de informação especializada. A proposta do ECONS é gerenciar e sistematizar bancos de dados econômicos de modo a ampliar e aprimorar as publicações científicas dos pesquisadores da Faculdade de Economia (FE) e do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada (PPGEA). As principais atividades do ECONS incluem:

Treinamento e suporte a gestão de informações e dados econômicos;
Gestão, manipulação e preparação de dados econômicos a pesquisa;
Treinamento e suporte em programação para gestão de dados;
Treinamento em Latex para produção de textos científicos.

Projetos  de extensão

coordenador: Flávia Lúcia Chein Feres

Este programa pretende criar o Observatório das desigualdades de oportunidades em educação e saúde. O objetivo é analisar como as condições de saúde e de educação se distribuem na população brasileira, dando ênfase em como estas condições se relacionam com a origem social e local de moradia das pessoas. O programa se subdivide em três grupos de ações: i) treinamento de alunos de graduação e pós-graduação na análise da saúde e educação; ii) elaboração e disponibilização de rotinas computacionais para analisar os dados oficiais em saúde e educação e apresentar os resultados de forma simplificada para o público não especializado; iii) criação de uma página na internet para divulgar os resultados produzidos, dando assim uma ampla visibilidade da pesquisa acadêmica.

A INCLUSÃO SOCIAL POR MEIO DO ACESSO A DADOS SOCIOECONÔMICOS (2 bolsas,  graduandos da UFJF  (qualquer curso) desejável conhecimento  em linguagens de programação ou web design), link do Edital: Edital Acesso a informação 2018

coordenador: Igor Vieira Procópio

O objetivo deste programa é democratizar o acesso à informação criando uma estrutura permanente de capacitação de alunos e pesquisadores em análise de dados, produção e divulgação de informações para a sociedade, contribuindo de forma conjunta para a formação de alunos com visão crítica e responsabilidade social e para uma maior divulgação de informações. O programa é composto por dois grupos de ações: i) treinamentos à comunidade acadêmica interna; e ii) disponibilização de apostilas e rotinas computacionais de análise de dados. As duas ações buscam formar e capacitar analistas de dados de uma forma geral, com o ensino de ferramentas computacionais de análise e apresentação de resultados, e de uma forma específica por meio do conhecimento dos principais bancos de dados socioeconômicos do Brasil. Para isto, são elaborados e realizados treinamentos para utilização de bases de alta complexidade que demandam treinamento especializado, e são disponibilizados online os cursos bem como as rotinas de análise.

coordenador: Ricardo da Silva Freguglia

Este programa criou o laboratório de análise do mercado de trabalho nacional, porém com detalhamento e ênfase em Juiz de Fora e região. Essa proposta busca dar continuidade à este programa. O programa vem conseguindo integrar a pesquisa acadêmica à extensão por meio da divulgação de forma simplificada de análises do mercado de trabalho realizada por pesquisadores especializados. O programa se subdivide em três grupos de ações: i) treinamento de alunos de graduação e pós-graduação na análise do mercado de trabalho; ii) elaboração e disponibilização de rotinas computacionais para analisar o mercado de trabalho e apresentar os resultados de forma simplificada; iii) criação de um site para acompanhar a flutuação do mercado de trabalho exibindo tabelas e gráficos, bem como um relatório mensal.

coordenador: Laura De Carvalho Schiavon

O observatório do setor público constitui um programa de compilação, análise e divulgação de informações sobre a atuação do Estado e desenvolvimento socioeconômico. Este módulo tem como objetivo produzir indicadores da atuação dos órgãos da justiça criminal e índices de violência, com foco no mapeamento da desigualdade no acesso a serviços públicos e segurança. São coletados dados disponibilizados pelos institutos de pesquisa, órgãos de segurança pública e saúde. O projeto visa a construção e divulgação de um conjunto de tabelas e gráficos com indicadores desagregados para diferentes localidades e períodos e a elaboração de dois boletins do Observatório do Setor Público – Segurança Pública, amplamente divulgados para Juiz de Fora e região via internet. Este programa tem como prioridade o desenvolvimento de análises locais, sendo igualmente desenvolvidas análises em nível estadual e nacional.

Da Inscrição:

DATA: 17/08/2018 a 22/08/2018 LOCAL: Site Econs (https://www2.ufjf.br/econs/inscricao/)

HORÁRIO: das 18h de 17/08 às 16h de 22/08

Da Seleção

DATA: 23/08/2018 LOCAL: Econs – Faculdade de Economia HORÁRIO: das 8:00 às 12:00h

Da Divulgação do Resultado

DATA: 24/08/2018 LOCAL: Site Econs (https://www2.ufjf.br/econs/) HORÁRIO: 18:00h