– Escola de Informática e de Cidadania de São Vicente de Paulo (Rua Mamoré, Bairro São Mateus)
– Escola de Informática e de Cidadania Querubins (Rua dos Palmares, Bairro Monte Castelo)
– Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade (Casa de Cultura da UFJF, Av. Rio Branco, perto da Santa Casa e do HTO)
Os bolsistas serão responsáveis por ministrar aulas de informática básica (editoração de textos, de planilhas, de apresentações) e de aplicações da Internet e de novas tecnologias de informação e comunicação. São turmas reduzidas, de no máximo 10 (dez) alunos, 2 (duas) ou 3 (três) vezes por semana, com disponibilidade de horários de turmas nos 3 (três) turnos: manhã, tarde ou noite. As Escolas de Informática atendem alunos de quaisquer idades e o Polo de Enriquecimento a turmas exclusivas de alunos da terceira idade. Os projetos estão devidamente cadastrados na Pró-Reitoria de Extensão e podem valer carga horária no seu curso como Atividade Curricular Eletiva ou Complementar ou ainda como Estágio Curricular (verificar esta validade junto à coordenação do seu curso). No momento o valor da bolsa é de R$340,00 (trezentos e quarenta reais), pagos nos meses de efetivo exercício. É possível acumular esta bolsa com a bolsa de Apoio Estudantil, não sendo possível, entretanto, acumular com demais bolsas oferecidas pela UFJF (mas sim de forma voluntária).
Os interessados devem enviar email para o prof. Tarcisio Lima (por favor, utilizar para este fim o email tarcisiodsl@gmail.com) com o assunto “Bolsa de Extensão”, ATÉ O DIA 28/FEV, contendo as seguintes informações:
(1) enviar em anexo o PDF do histórico escolar da UFJF, se tiver; caso contrário, basta informar o número de matrícula na UFJF;
(2) enviar em anexo um currículo onde conste principalmente a qualificação para a bolsa (cursos realizados e cursos ministrados dentro desta temática, se houverem). Se o candidato nunca fez um curso formal desses conteúdos ou se nunca tiver ministrado aulas sobre esses temas anteriormente, escrever no corpo do email a razão pela qual, então, se considera habilitado para este exercício.
(3) enviar em anexo uma grade informando dias da semana e horários em que possui outras atividades e destacando os horários de disponibilidade (fazer isto numa planilha). Devem ser marcados manhãs (de 8 às 11h) ou tardes (de 14 às 17h) ou noites (de 18 às 21h ou de 19 às 22h), de segunda a sexta-feira (não temos atuações aos sábados). Demais horários não nos atendem. Serão alocados 6 (seis) ou, no máximo 9 (nove) horas de atividade em sala de aula, isto é, 2 ou no máximo 3 turnos, sendo que o candidato deve informar, minimamente, 12 (doze) horas de disponibilidade.
(4) informar no corpo do email em qual ou quais dos projetos gostaria ou poderia atuar, em sua ordem de prioridade.