Defesa de monografia do aluno Pedro Otávio Lima Gazzola marcada para 07/12/2011 às 16:00 na sala 3504.

Título do Trabalho:   Inferência em Documentos XML utilizando Prolog.

Nome do Aluno:   Pedro Otávio Lima Gazzola

Data da defesa: 07/12/2012  Sala: 3504   Horário:  16h

Resumo do trabalho:

A linguagem de marcação XML permite a descrição e representação de dados semiestruturados e seu intercâmbio na Web. Um problema relacionado é que, assim como os dados armazenados em bancos de dados estruturados, os dados semiestruturados evoluem ao longo do tempo, em função, por exemplo, de modificações de cunho técnico. Estas modificações podem levar os dados semiestruturados a um estado inconsistente, pois as instâncias podem se tornar incompatíveis com as definições mais recentes dos esquemas. Uma alternativa para facilitar o gerenciamento destes dados é o uso da Gerência de Configuração neste contexto. Diante disso, a proposta é adaptar técnicas de Gerência de Configuração de Software no que diz respeito ao controle de modificações para esse cenário, fornecendo apoio para a evolução de dados semiestruturados. Para tanto, esse trabalho apresenta uma abordagem baseada em inferência, utilizando a linguagem Prolog, ilustrada como um módulo da ferramenta XPerseus.

Banca Examinadora:

Alessandreia Marta de Oliveira   (Orientador)

Jairo Francisco de Souza

Luciana Conceição Dias Campos