Defesa de monografia do aluno Diego Ricardo de Araujo marcada para 08/12/2011 às 14:00 na sala 3501.

Título do Trabalho:    Seleção de Características Através de Nearest Shrunken Centroids

Nome do Aluno: Diego Ricardo de Araujo

Data da defesa: 08/12/2011  Sala: 3501  Horário:  14:00

Resumo do trabalho:

A tarefa de classificação de dados faz parte de uma gama de problemas de grande importância atualmente: a descoberta de conhecimento. Em muitos casos, o processo de classificação pode se tornar complexo devido ao alto nível dimensional do modelo de dados envolvido que, em geral, interfere negativamente nos aspectos de desempenho e acurácia dos classificadores utilizados. Uma alternativa para tratar esse tipo de problema é conhecida como seleção de características, que reduz a dimensionalidade através da identificação dos atributos mais significativos para a classificação, excluindo os demais do processo. O principal objetivo do presente trabalho é a realização de um estudo a respeito do impacto causado pelo processo de seleção de características em problemas de classificação de dados. Para tal, foi implementado um sistema inteligente que utiliza o método de seleção de características Nearest Shrunken Centroids. Além de uma descrição detalhada sobre o funcionamento do método, são apresentados os resultados de testes comparativos realizados em diferentes bases de dados e diversos classificadores disponíveis atualmente. Por fim, o sistema é disponibilizado por meio de uma licença de software livre.

Banca Examinadora:

Custódio Gouvêa Lopes da Motta  (Orientador)

Carlos Cristiano Hasenclever Borges

Raul Fonseca Neto e Saulo Moraes Villela