Defesa de monografia do aluno Adriano Reine Bueno marcada para 06/12/2011 às 17h na sala 3102.

Título do Trabalho: Controle de Acesso Baseado em Papéis utilizando WebServices

Nome do Aluno: Adriano Reine Bueno

Data da defesa: 06/12/2011  Sala: 3102  Horário: 17:00

Resumo do trabalho:

A segurança entre as aplicações tem ganhado cada vez mais importância nas grandes organizações. A implantação das políticas de segurança da informação dentro das empresas previne a ocorrência de fraudes, roubo de informação e outros danos causados pela falta de segurança entre os sistemas. Nesse contexto, grandes organizações necessitam desenvolver aplicações capazes de fornecer mecanismos para o controle de nível de acesso entre sistemas heterogêneos e distribuídos. Este trabalho tem como objetivo a implementação de um middleware para autenticação e controle de acesso responsável por disponibilizar, por meio de serviços, os níveis de acesso de cada usuário no momento da autenticação no sistema. Utilizando o controle de acesso baseado em papéis, técnicas de integração de sistemas, webservices e arquitetura orientada a serviços podemos disponibilizar arquivos de fácil manipulação como o XML ou JSON para representar os níveis de acesso de um usuário. De acordo com as políticas de segurança da informação da empresa, será definido uma padrão de representação do controle de acesso e as aplicações conhecendo esse padrão podem fazer o controle de acesso do usuário.

Banca Examinadora:

Evaldo de Oliveira da Silva  (Orientador)

Jairo Francisco de Souza

Giuliano Prado