.
.
.
Breve resumo da tecnologia:
A tecnologia é um processo de obtenção de filmes constituídos de extrato de folhas de café (Coffea arabica L.) incorporados em quitosana, composições nanoestruturadas, formulações e usos para cicatrização de feridas cutâneas.
Setor econômico:
Farmácia e Química.
Solução apresentada:
A junção dos compostos não induziu efeito tóxico na linhagem celular, bem como propiciou atividade antimicrobiana e relevante migração celular no ensaio realizado in vitro. A presente invenção pode ser uma alternativa terapêutica promissora, visando ao efeito antibacteriano no processo de tratamento de feridas e migração celular.
Principais vantagens e benefícios:
A folha de café, enquanto um dos componentes é rica em compostos bioativos, apresentando propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatória, bem como está disponível em quantidades significativas e com baixo valor agregado, quando comparado aos grãos. A quitosana é um polímero com várias vantagens, como biodegradabilidade, baixa toxicidade e atividades hemostática, antimicrobiana, anti-inflamatória, antioxidante, anticolesterolêmica, antitumoral que convergem na atividade cicatrizante. Além dos seus efeitos biológicos intrínsecos, sua atividade cicatrizante tende a ser potencializada pela incorporação de outros compostos, como extratos de produtos naturais.
Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Inventores: Allana Carvalho Silva; Ângelo Márcio Leite Denadai; Mirian Pereira Rodarte; Guilherme Diniz Tavares; Fernanda Maria Pinto Vilela; Ana Beatriz Caribé dos Santos Valle; Milena Maciel Santos; Fabiano Freire Costa; Jeferson Gomes da Silva; Rodrigo Luiz Fabri.
Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2023 004729 7
Contato: att.critt@ufjf.br