Fechar menu lateral

Gene e Polipeptídeo Quiméricos para Defesa de Plantas Contra Fitopatógenos

.

.

.

Breve resumo da tecnologia:

A tecnologia é um polipeptídio quimérico e o seu gene quimérico codificante, permitindo a produção de plantas transgênicas as quais terão o sistema de defesa inato melhorado para resistir aos fitopatógenos. Com isso, será aplicada para a produção de sementes, progênie ou partes de planta usadas com a finalidade de reprodução assexuada, tendo como alvo plantas de interesse econômico, como tabaco e batata. Ademais, será usada para atuar diretamente sobre organismos patogênicos e para a indução de respostas de defesas de plantas contra organismos invasores, uma vez que estimula a planta de forma efetiva e imediata a usar o seu próprio sistema de defesa contra os invasores.

 

Setor econômico:

Química

 

Principais vantagens e benefícios:

Contribui para o controle de pragas e doenças infecciosas em plantas; Pode trazer rendimentos estáveis para o produtor; Redução dos tratamentos químicos das lavouras.

 

Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

 

Inventores: Eveline Gomes Vasconcelos; Ana Carolina Ribeiro Gomes Maia; Priscila de Faria Pinto; Gabriane Nascimento Porcino; Michelle de Lima Detoni Coleta; Marcelo de Oliveira Santos e Leonardo Ramos Quellis.

 

Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2017 022909-2

 

Contato: att.critt@ufjf.br