Nome simplificado da Patente
Pipeline semanticamente referenciado para pré-processamento em sistemas de tradução por máquina
Breve resumo da tecnologia
Método implementado computacionalmente, fundamentado em algoritmo de tradução por máquina (TM), semanticamente enriquecido, e com injeção terminológica de domínio específico na etapa de pré-processamento.
Setor econômico
Tecnologia de Informação
Problema que soluciona
Resolver o problema da inadequação lexical das traduções geradas por sistemas de tradução automática, enquanto mantém o bom desempenho de tradutores neurais para os níveis de análise morfológico e sintático.
Solução apresentada
A tecnologia contribui substancialmente na proposição de equivalentes de tradução para qualquer domínio do conhecimento que tenha um vocabulário específico. O sistema de TM (traducão por máquina) se mostra mais equipado para lidar com a adequação lexical específica do que outros sistemas de TM simples com RNNs (redes neurais recorrentes) amplamente utilizados. A tecnologia se mostra satisfatória em relação à injeção terminológica a partir de um sistema de desambiguação enriquecido com frames e relações qualia.
Principais vantagens e benefícios
Associação de metadados semânticos às sentenças a serem traduzidas, atribuídos automaticamente por um parser semântico. Ancoragem de tais metadados semânticos em uma base de dados lexicais fundada em frames e relações qualia. Possibilidade de acoplagem do pipeline a qualquer tradutor comercial já existente sem necessidade de alteração do código do tradutor.
Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia
TRL 6 – Sistema de protótipo verificado e testado
Titulares
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF;
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.
Inventores
Tiago Timponi Torrent;
Ely Edison da Silva Matos;
Alexandre Diniz da Costa;
Mateus Coutinho Marim.
Patente de invenção depositada junto ao INPI: BR 10 2020 022689-4
Contato: att.critt@ufjf.br