Fechar menu lateral

Método para Diferenciar Adições de Substâncias no Leite

Nome simplificado da Patente

Método para Diferenciar Adições de Substâncias no Leite

 

Breve resumo da tecnologia

Trata-se de um modelo de utilidade para diferenciar adições de substâncias reconstituintes de crioscopia e densidade de neutralizantes/redutores de acidez no leite a ser implementado0 na tecnologia Equipamento e Método para Identificar Adulteração no Leite e Similares. Compreende um método que permite diferenciar o acréscimo de sal (cloreto de sódio), açúcar (sacarose) e álcool (etanol) de neutralizantes/redutores de acidez como bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato de sódio), soda cáustica (hidróxido de sódio), hidróxido de potássio e/ou outras substâncias impróprias para o consumo no leite, através da medição da condutividade elétrica em um sinal alternado conjugada com o indicativo de pH.

 

Setor econômico

Indústria láctea

 

Problema que soluciona

Este modelo de utilidade auxilia na diferenciação das classes de adulterações no leite no ato de sua coleta no campo.

 

Solução apresentada

Modelo de utilidade a ser incorporado à tecnologia Equipamento e Método para Identificar Adulteração no Leite e Similares a fim de permitir a indicação da diferenciação de classes de fraudes.

 

Principais vantagens e benefícios

Este modelo de utilidade propõe a implementação de um módulo para medição de pH, simultaneamente as medidas de condutividade elétrica realizadas pelo “Equipamento e Método para Identificar Adulteração no Leite e Similares”. O comportamento do pH é distinto para adições de sustâncias reconstituintes de densidade e crioscopia, a citar, sal (cloreto de sódio), álcool (etanol) e açúcar (sacarose), de substâncias neutralizantes/redutoras de acidez, como bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato de sódio), soda cáustica (hidróxido de sódio) e hidróxido de potássio.

 

Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia

TRL

 

Público-Alvo

Indústrias Lácteas, Cooperativas, Laticínios e Laboratórios de Qualidade, especialmente no recebimento do leite cru, na detecção de adulterações e no controle da qualidade.

 

Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

 

Inventores:

Wesley William Gonçalves Nascimento

Maria José Valenzuela Bell

Virgílio de Carvalho dos Anjos

 

Modelo de Utilidade depositado junto ao INPI: BR 20 2024 006093 3

 

Contato: att.critt@ufjf.br