Nome simplificado da Patente
Subprodutos da Jabuticaba: Fitocomplexo Anti-inflamatório e Antioxidante
Setor econômico
Indústria Farmacêutica
Breve resumo da tecnologia
A tecnologia utiliza fitocomplexos supramoleculares, derivados dos extratos etanólicos das folhas e ramos de Plinia cauliflora (Jabuticaba), combinados com ciclodextrinas. Os resultados demonstram que tanto os extratos quanto as formulações com ciclodextrinas apresentam forte ação antioxidante e anti-inflamatória, oferecendo uma solução natural e eficaz para diversas aplicações terapêuticas.
Problema que soluciona
Esta tecnologia oferece um efeito anti-inflamatório e antioxidante eficaz, atuando diretamente na inibição da produção de óxido nítrico (NO), um dos principais mediadores da inflamação. Com isso, proporciona alívio e controle das respostas inflamatórias, promovendo um ambiente mais saudável e equilibrado.
Solução apresentada
Esta formulação farmacêutica combina potente atividade antioxidante, agindo in vitro pela doação de prótons aos radicais livres, com ação anti-inflamatória tópica, inibindo a produção de óxido nítrico (NO). Com resultados efetivos em testes in vivo, como a redução do edema da orelha em roedores, a formulação oferece uma solução eficaz para combater inflamações e danos causados por radicais livres.
Principais vantagens e benefícios
A presença de nanoestruturas na formulação amplia o potencial de utilização de produtos naturais, oferecendo uma alternativa sustentável aos produtos farmacêuticos sintéticos. Com um efeito anti-inflamatório eficaz, essa tecnologia pode reduzir os efeitos adversos comumente associados a tratamentos convencionais, proporcionando uma solução mais segura e natural para o controle da inflamação.
Estágio de desenvolvimento da tecnologia
Nível 5 – Teste de laboratório do sistema integrado. Já foram realizados testes laboratoriais in vitro e in vivo que demonstraram eficácia.
Inventor (es)
Ângelo Márcio Leite Denadai, Priscila de Lima Paula, Rodrigo Luiz Fabri, Lucas Sales Queiroz, Gilson Costa Macedo, Maria Clara Machado Resende Guedes, Ari Sérgio de Oliveira Lemos e Lara Melo Campos.
Titular (es)
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Patente de invenção depositada junto ao INPI: BR 10 2020 018324 9
Contato: att.critt@ufjf.br