Nome simplificado da Patente
Formulação Gelificada para Uso Vaginal
Setor econômico: Indústria Farmacêutica
Breve resumo da tecnologia
Formulação gelificada para uso vaginal a partir do extrato metanólico das partes aéreas de Mitracarpus Frigidus (Willd. Ex Reem Schult.) K. Schum incorporado a quitosana e suas composições e usos. A solução do extrato como sua formulação vaginal com quitosana podem ser utilizadas como agentes antifúngicos no combate a candidíase vulvovaginal.
Problema que soluciona
Redução do processo inflamatório em região vulvovaginal.
Solução apresentada
Potencial formulação farmacêutica com atividade antifúngica pela redução da carga fúngica e processo inflamatório. A presença da quitosana tem a vantagem de melhorar o efeito biológico do extrato, possibilitando alternância de terapia.
Principais vantagens e benefícios
A presença da formulação à base de quitosana amplia a utilização de produtos naturais, uma fonte sustentável, como alternativa ao uso de produtos farmacêuticos sintéticos reduzindo os efeitos adversos identificados pela administração dos produtos atualmente comercializados.
Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia
Nível 5 – Teste de laboratório do sistema integrado. Já foram realizados testes laboratoriais in vitro e in vivo que demonstraram eficácia.
Inventores
Rodrigo Luiz Fabri; Vinícius Novaes Rocha; Guilherme Diniz Tavares; Ângelo Márcio Leite Denadai; Ana Carolina Morais Apolônio; Priscila de Faria Pinto; Marcelo Gonzaga de Freitas Araújo; Lara Melo Campos; Ari Sérgio de Oliveira Lemos; Priscila de Lima Paula.
Titulares
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig.
Patente de invenção depositada junto ao INPI: BR 10 2021 009516 4
Contato: att.critt@ufjf.edu.br