Nome simplificado da Patente
Formulação Farmacêutica Fitoterápica de Uso Tópico indicada para dermatites e psoríase à base de planta introduzida à biodiversidade brasileira.
Breve resumo da tecnologia
Formulação farmacêutica fitoterápica na forma de creme, contendo o extrato etanólico das partes aéreas de Stachys byzantina K. Koch (peixinho-da-horta). O creme pode ser utilizado como anti-inflamatório tópico no tratamento de inflamações cutâneas. Contem constituintes ativos naturais que reduzem a inflamação da pele causada por diversos estímulos inflamatórios, sendo indicada especialmente para a psoríase. A formulação é livre de derivados do petróleo, de parabenos e de agentes alergênicos, ambientalmente correta e com tensoativo natural.
Setor econômico
Indústria Farmacêutica, segmento humano e/ou veterinário.
Problema que soluciona
Transtornos inflamatórios de pele, como eczemas, diferentes tipos de dermatites, dermatite atópica e psoríase, sem a utilização de corticóides e de forma natural.
Solução apresentada
A tecnologia envolve o uso do extrato de espécie vegetal com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. O ativo é incorporado em uma formulação de uso tópico que penetra na pele, aliviando a inflamação oriunda dessas doenças. É uma alternativa natural aos tratamentos convencionais, como corticóides, os quais possuem efeitos adversos e que são indicados apenas para crises agudas. Possuem excipientes adequados para a pele sensível. Este tratamento fitoterápico não mostrou nas pesquisas efeitos adversos identificáveis, proporcionando uma solução segura e eficaz para o cuidado da pele.
Principais vantagens e benefícios
Contém constituintes ativos naturais que reduzem a inflamação da pele causada por diversos estímulos pró-inflamatórios, especialmente nos casos de dermatite e psoríase. A formulação é livre de derivados do petróleo, de parabenos e de agentes alergênicos, é eco-friendly e preparada com tensoativo natural. Não foram observados efeitos adversos significantes e, portanto, pode ser utilizada no dia-a-dia, ao contrário das drogas comumente prescritas para esses transtornos.
Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia
TRL 3 – Pesquisa aplicada: conceito tecnológico e ou aplicação elaborada
Titular
Universidade Federal de Juiz de Fora
Inventores
Nícolas de Castro Campos Pinto
José Alisson da Silva Lima
Victor Campana Leite
Maria Fernanda Fernandes
Patente de invenção depositada junto ao INPI: BR 10 2024 021357 2
Contato: att.critt@ufjf.br