Fechar menu lateral

Fitocomplexo contendo Mitracarpus frigidus e ciclodextrina para tratamento tópico de processos inflamatórios e de estresse oxidativo

Breve resumo da tecnologia

A tecnologia consiste no processo de obtenção de uma formulação fitoterápica nanoestruturada (fitocomplexo) a partir do extrato metanólico das partes aéreas de Mitracarpus Frigidus (Willd. Ex Reem Schult.) K. Schum incorporado a ciclodextrina. Resultados in vitro apontam uma eficácia antioxidante e anti-inflamatória, visando o tratamento tópico de processos inflamatórios e de estresse oxidativo.

 

Setor econômico

Indústria Farmacêutica.

 

Problema que soluciona

A solução do extrato como seu complexo supramolecular podem ser utilizados como agentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

 

Solução apresentada

Potencial formulação farmacêutica com atividade antioxidante in vitro através da doação de prótons para os radicais livres e potencial formulação farmacêutica com atividade anti-inflamatória in vitro pela inibição do óxido nítrico (NO).

 

Principais vantagens e benefícios

A presença de ciclodextrina induz um mecanismo de liberação controlada dos componentes ativos do extrato de modo a aumentar a solubilidade aquosa, melhorar a biodisponibilidade, aumentar a estabilidade térmica dos componentes, potencializar e vetorizar os efeitos antioxidante e anti-inflamatório. A presença de nanoestruturas tem a vantagem de melhorar o efeito anti-inflamatório dos extratos, possibilitando alternância de terapia.

 

Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia 

Nível 5. Teste de laboratório do sistema integrado

 

Público-Alvo

Indústria Farmacêutica

 

Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

 

Inventores:

Rodrigo Luiz Fabri, Ângelo Márcio Leite Denadai, Thayná Gomes Ferreira, Guilherme Diniz Tavares, Jair Adriano kopke de Aguiar, Ari Sérgio de Oliveira Lemos, Thalita de Freitas Souza, Priscila de Lima Paula, Lara Melo Campos

 

Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2021 018480 9

 

Contato: att.critt@ufjf.br