Breve resumo da tecnologia
A tecnologia consiste em uma formulação fitoterápica nanoestruturada (fitocomplexo) com ação antileishmanial e anti-inflamatória, elaborada a partir do extrato etanólico de folhas de Lantana camara L. e incorporada a ciclodextrina. Essa composição inovadora é direcionada ao tratamento de infecções causadas por protozoários do gênero Leishmania spp. e a processos inflamatórios.
Setor econômico
Indústria Farmacêutica.
Problema que soluciona
Produz efeito antileishmanial contra protozoários do gênero leishmania spp e antioxidante e anti-inflamatório para tratar úlceras oriundas das leishmanioses.
Solução apresentada
Fitocomplexo pode ser empregado como agentes antileishmaniais eficazes contra protozoários do gênero Leishmania spp., além de atuarem como anti-inflamatórios no tratamento de úlceras decorrentes das leishmanioses. Adicionalmente, o produto possui potencial para ser utilizado como anti-inflamatório e antioxidante no tratamento de diversas outras patologias.
Principais vantagens e benefícios
A adição de ciclodextrina promove um mecanismo de liberação controlada dos compostos ativos do extrato, resultando em várias melhorias: aumenta a solubilidade aquosa, melhora a biodisponibilidade, eleva a estabilidade térmica dos ingredientes e reduz a toxicidade celular. Esse processo potencializa e direciona os efeitos antileishmaniais, anti-inflamatórios e antioxidantes.
Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia
Nível 5 – Teste de laboratório do sistema integrado
Público-Alvo
Indústria Farmacêutica
Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Inventores:
Rodrigo Luiz Fabri, Elaine Soares Coimbra, Ari Sergio de Oliveira Lemos, Ângelo Márcio Leite Denadai, Matheus Torres Branca, Thayná Gomes Ferreira, Priscila de Lima Paula, Luiz Fernando Cappa de Oliveira, Lara Melo Campos
Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2023 017283 0
Contato: att.critt@ufjf.br