Fechar menu lateral

Filmes Poliméricos de Alecrim para Lesões Cutâneas Infectadas

.

.

.

Breve resumo da tecnologia

A invenção consiste na obtenção de filmes poliméricos à base de quitosana incorporados ao óleo-resina de alecrim (Salvia rosmarinus SPENN L) fornecendo como produto um filme maleável, biodegradável e com ação antimicrobiana. Possibilita ampliar o potencial antimicrobiano dos seus constituintes pelo sinergismo que ocorre entre a quitosana e a óleo-resina, visando o manejo e tratamento de infecções secundárias associadas a lesões de pele.

 

Setor econômico

Indústria Farmacêutica.

 

Problema que soluciona

O filme produz efeito antimicrobiano com potencial terapêutico para infecções secundárias às lesões na pele.

 

Solução apresentada

Potencial formulação farmacêutica com atividade antimicrobiana in vitro. A presença do polímero quitosana e a óleo-resina de alecrim exibem sinergismo, potencializando o efeito antimicrobiano dos constituintes, possibilitando um tratamento terapêutico alternativo.

 

Principais vantagens e benefícios

Nestes filmes a quitosana propicia um sistema de liberação controlada dos componentes ativos do extrato, além de potencializar os efeitos antimicrobianos. Com a incorporação desses dois ativos, quitosana e óleo-resina, nos filmes adesivos, o efeito apresentado pelo óleo resina se torna ainda mais eficiente e pode ser utilizado, por via tópica, em infecções secundárias associadas a lesões de pele

Além disso, pode ser considerada uma opção promissora para o manejo e tratamento de infecções secundárias associadas às lesões de pele, considerando a atividade antimicrobiana dos filmes poliméricos encontrada na pesquisa contra microrganismos importantes em infecções de pele.

 

Público-Alvo

Indústria Farmacêutica

 

Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia

Nível 5 – Teste de laboratório do Sistema Integrado

 

Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

 

Inventores:

Rodrigo Luiz Fabri, Ana Carolina Morais Apolônio, Ana Bárbara Polo, Guilherme Diniz Tavares, Taleessa Vieira Gomes, Mariana Simões de Oliveira, Millena Machado Cardoso, Beatriz Vilela Tomé, Ari Sérgio de Oliveira Lemos

 

Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2024 017779 7

 

 

Contato: att.critt@ufjf.br