.
.
.
Nome simplificado da Patente
Compostos de coordenação de cobalto com atividade antileishmanial
Breve resumo da tecnologia
Consiste na descrição da utilização de compostos de coordenação de cobalto nos estados de oxidação II ou III, ao qual encontra-se coordenado ligantes piridínicos bidentados e ainda ligantes auxiliares que podem ser haletos, imidazol ou derivado de imidazol modificado pela inclusão no nitrogênio terciário de um grupo 7-hidroxi-cumarina, com ação antileishmanial, principalmente contra a espécie leishmania amazonensis
Setor econômico
Indústria Farmacêutica.
Problema que soluciona
Produz efeito antileishmanial por mecanismo de ação envolvendo um aumento do estresse oxidativo, devido, principalmente, a perturbações do potencial de membrana mitocondrial e danos à integridade de membrana plasmática da célula.
Solução apresentada
Com um potencial antileishmanial demonstrado in vitro, esta tecnologia aumenta o estresse oxidativo, principalmente por meio de perturbações no potencial de membrana mitocondrial e danos à integridade da membrana plasmática celular. Isso abre a possibilidade de seu uso como um medicamento antileishmanial, tanto em formulações orais quanto tópicas.
Principais vantagens e benefícios
Os compostos possuem um forte mecanismo de ação antileishmanial que refletem em altos valores de seletividade contra as formas amastigotas intracelulares, sem causar danos consideráveis à célula hospedeira. Além disso, estes compostos aparentam induzir o estresse oxidativo em células infectadas devido ao aumento de óxido nítrico.
Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia
Nível 5 – Teste de laboratório do sistema integrado
Público-Alvo
Indústria Farmacêutica
Titulares:
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Inventores:
Rodrigo Luiz Fabri
Ari Sergio de Oliveira Lemos
Daniel de Lima Pontes
Elaine Soares Coimbra
Matheus Torres Branca
Magno klebson Augustinho Sena
Ana Cristina Facundo de Brito Pontes
Francisco Ordelei Nascimento da Silva
Thayná Gomes Ferreira
Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2024 004156 9
Contato: att.critt@ufjf.br