Fechar menu lateral

Biocurativos inovadores de quitosana com jabuticaba (Plinia cauliflora) para o tratamento de lesões de pele – BR 10 2024 009652 5

 

Nome simplificado da Patente

Biocurativos inovadores de quitosana com jabuticaba (Plinia cauliflora) para o tratamento de lesões de pele.

 

Breve resumo da tecnologia

A tecnologia se refere a obtenção de filmes poliméricos a base de quitosana incorporados com o extrato etanólico das folhas de Plinia cauliflora (Jabuticaba). Os testes realizados indicam uma boa integração entre os componentes do extrato com a matriz polimérica, bem como uma boa liberação dos principais componentes do extrato. Os filmes possuem estrutura maleável e biodegradável. Os testes pré-clínicos indicaram uma excelente atividade anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana. Portanto, a tecnologia desenvolvida pode ser uma alternativa para lesões de pele infecciosas.

 

Setor econômico

Indústria Farmacêutica.

 

Problema que soluciona

O desenvolvimento de filmes de quitosana incorporados ao extrato de plinia cauliflora melhora a entrega de ativos em lesões tópicas, além de realizar a liberação gradual desses compostos que proporcionam um ambiente ideal para a cicatrização: sem contaminação bacteriana, com umidade adequada e com sinalização para células de reparo.

 

Solução apresentada

O extrato de plinia cauliflora, rico em componentes fenólicos, apresenta um grande potencial anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano e a quitosana fornece insumo para modelos de formulações, como os filmes adesivos. Nestes filmes, a quitosana propicia um sistema de liberação controlada dos componentes ativos do extrato, além de potencializar os efeitos antimicrobianos e anti-inflamatórios.

 

Principais vantagens e benefícios

Com a incorporação dos ativos, quitosana e extrato etanólico das folhas de plinia cauliflora, nos filmes adesivos, o efeito apresentado pelo extrato se torna ainda mais eficiente e pode ser utilizado por via tópica em lesões que estão em fase de cicatrização.

 

Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia

Nível 4 – Teste de laboratório dos componentes do protótipo ou processo.

 

Público-Alvo

Indústria Farmacêutica.

 

Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.

 

Inventores:

Rodrigo Luiz Fabri, Ângelo Márcio Leite Denadai, Mariana Hauck Vianna, Júlia Bertolini Farjado, Thalita de Freitas Souza, Thayná Gomes Ferreira, Priscila de Lima Paula, Luiz Fernando Cappa de Oliveira, Thais Nogueira Barradas, Guilherme Diniz Tavares, Gilson Costa Macedo, Ari Sergio de Oliveira Lemos, Maria Clara Machado Resende Guedes, Elaine Soares Coimbra, Lara Melo Campos.

 

Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2024 009652 5

 

Contato: att.critt@ufjf.br