Fechar menu lateral

Gel Vaginal Fitoterápico para Candidíase

Nome simplificado da Patente

Gel Vaginal Fitoterápico para Candidíase

 

Setor econômico:

Indústria Farmacêutica

 

Breve resumo da tecnologia

Trata-se de uma formulação gelificada para uso vaginal, desenvolvida a partir do extrato das partes aéreas de Mitracarpus frigidus incorporado à quitosana. A combinação dos ativos naturais com o biopolímero resulta em uma solução antifúngica eficaz no combate à candidíase vulvovaginal, com aplicação tópica segura e potencial terapêutico comprovado.

 

Problema que soluciona

A tecnologia visa reduzir o processo inflamatório na região vulvovaginal, especialmente em casos de candidíase, proporcionando alívio para os sintomas e auxiliando na recuperação mais rápida da mucosa vaginal.

 

Solução apresentada

A tecnologia oferece uma formulação farmacêutica com atividade antifúngica comprovada, capaz de reduzir tanto a carga fúngica quanto o processo inflamatório associado à candidíase vulvovaginal. A quitosana potencializa o efeito biológico do extrato, proporcionando uma alternativa terapêutica eficaz e permitindo opções de tratamento mais seguras e naturais.

 

Principais vantagens e benefícios

A incorporação de quitosana na formulação amplia a eficácia do tratamento, aproveitando o potencial de produtos naturais como uma alternativa sustentável aos tratamentos farmacêuticos sintéticos. Isso reduz os efeitos adversos comumente associados ao uso de medicamentos convencionais, oferecendo uma opção mais segura e eficaz para o tratamento de candidíase vulvovaginal.

 

Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia

Nível 4 – Teste de laboratório dos componentes do protótipo ou processo. Já foram realizados testes laboratoriais in vitro e in vivo que demonstraram eficácia.

 

Inventores

Rodrigo Luiz Fabri; Vinícius Novaes Rocha; Guilherme Diniz Tavares; Ângelo Márcio Leite Denadai; Ana Carolina Morais Apolônio; Priscila de Faria Pinto; Marcelo Gonzaga de Freitas Araújo; Lara Melo Campos; Ari Sérgio de Oliveira Lemos; Priscila de Lima Paula.

 

Titulares

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig.

 

Patente de invenção depositada junto ao INPI: BR 10 2021 009516 4

 

Contato: att.critt@ufjf.edu.br