.
Nome simplificado da Patente
Formulações Fitoterápicas à Base de Plinia Cauliflora (dc.) Kausel (jabuticaba) com Ciclodextrinas,
.
Setor econômico
Indústria Farmacêutica
.
Breve resumo da tecnologia
Processo de obtenção dos fitocomplexos supramoleculares a partir dos extratos etanólicos das folhas e ramos de Plinia Cauliflora (DC.) Kausel (Jabuticaba) com ciclodextrinas e suas composições e usos. As soluções dos extratos e suas formulações nanoestruturadas com ciclodextrinas podem ser utilizadas como agentes antioxidantes e anti-inflamatórios.
.
Problema que soluciona
Produz efeito anti-inflamatório por inibição da via de produção do óxido nítrico (NO).
.
Solução apresentada
Potencial formulação farmacêutica com atividade antioxidante in vitro através da doação de prótons para os radicais livres e com atividade anti-inflamatória tópica pela inibição do óxido nítrico (NO) e redução do edema de orelha.
.
Principais vantagens e benefícios
A presença de nanoestruturas tem como vantagem ampliar a utilização de produtos naturais, uma fonte sustentável, como alternativa ao uso de produtos farmacêuticos sintéticos. A formulação tem efeito anti-inflamatório eficaz e pode ser uma alternativa para reduzir os efeitos adversos comumente relatados pela administração dos produtos atualmente comercializados.
.
Estágio de desenvolvimento da tecnologia
Nível 5 – Teste de laboratório do sistema integrado. Já foram realizados testes laboratoriais in vitro e in vivo que demonstraram eficácia.
.
Inventor (es)
Ângelo Márcio Leite Denadai, Priscila de Lima Paula, Rodrigo Luiz Fabri, Lucas Sales Queiroz, Gilson Costa Macedo, Maria Clara Machado Resende Guedes, Ari Sérgio de Oliveira Lemos e Lara Melo Campos.
.
Titular (es)
Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
.
Patente de invenção depositada junto ao INPI: BR 10 2020 018324 9
.
Contato: att.critt@ufjf.br