Vitrines Tecnológicas: Catalisadoras da Inovação e da Transferência de Conhecimento

Você sabe o que é Vitrine Tecnológica?

Essenciais para a democratização do conhecimento produzido nas universidades, as vitrines tecnológicas operam como repositórios de soluções inovadoras desenvolvidas por projetos de pesquisa acadêmica, catalisando a transformação do conhecimento científico em inovação prática.

Esses espaços funcionam como canais de divulgação, com o objetivo de promover a visibilidade de produtos e processos inovadores gerados nas pesquisas universitárias. Eles não apenas apresentam as inovações e os problemas que elas solucionam, mas também detalham suas aplicações e resultados. Esse processo é crucial para abrir canais de negociação com instituições interessadas em desenvolver ou adotar essas tecnologias. Ao promover a transferência de tecnologia por meio de parcerias estratégicas, as vitrines atraem investimentos e oportunidades de acordos, estimulando o desenvolvimento tecnológico e econômico nacional.

Exemplos de Inovação

Para ilustrar, a Vitrine Tecnológica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresenta diversas inovações nas áreas de Saúde, Química, Odontologia, Farmácia, Engenharia, Física, Biologia, Bioquímica, Fisioterapia e Segurança do Trabalho.

Benefícios da Transferência de Tecnologia

A transferência de tecnologia proporciona benefícios significativos tanto para os pesquisadores quanto para a sociedade. Para os pesquisadores, oferece a possibilidade de ver suas descobertas se transformarem em produtos ou processos de impacto real, além de possibilitar o recebimento de financiamento e suporte para continuar suas investigações. Para a sociedade, significa acesso a novas tecnologias e soluções que podem melhorar a qualidade de vida e promover avanços em várias áreas, desde a saúde até a engenharia e a segurança do trabalho.

Parcerias

As parcerias entre instituições interessadas nas tecnologias disponíveis na Vitrine Tecnológica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pesquisadores da UFJF são mediadas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF.

Quer saber se sua pesquisa preenche os requisitos para ser divulgada na Vitrine Tecnológica da UFJF ou está procurando uma solução tecnológica para sua empresa? Entre em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica do Critt pelo e-mail: pc.critt@ufjf.br

Lei do Bem

Com o intuito de aproximar as empresas das universidades e institutos de pesquisa, potencializando os resultados em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), o Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), busca incentivar investimentos em inovação por parte do setor privado.

Um dos mecanismos legais criados com esse objetivo é a Lei “Lei do Bem”, Lei 11.196/05, que cria a concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica.

Saiba mais: Lei do bem