Por Renata Fernando, Gerente do Setor de Treinamento do Critt
O ser humano apresenta uma incrível capacidade de aprender e se desenvolver e a educação está no cerne desta capacidade, assegura o reconhecido autor de livros das áreas de administração e recursos humanos, Idalberto Chiavenato (2014).
A educação é um processo amplo, duradouro e construído socialmente, que começa no ambiente familiar e se estende por toda a vida do indivíduo, e por isso é possível aprender e desenvolver uma nova habilidade em diferentes faixas etárias.
Já a educação profissional, segundo Dione Fagundes (2019), é a educação que prepara o indivíduo para uma profissão em determinado mercado de trabalho. Seus objetivos são amplos e situados no longo prazo, visando qualificar a pessoa para uma futura profissão.
O processo de educação inicialmente agregará ao indivíduo um conhecimento geral, e mais tarde, a formação profissional agregará o conhecimento específico em determinada área, no entanto, além de aprender coisas novas, é importante renovar os conhecimentos já adquiridos em qualquer que seja a carreira, estando sempre atualizado e atento às mudanças.
O processo de aprendizagem não acaba após a conclusão da graduação ou na pós-graduação. Ainda é necessário estar atento para tudo que pode enriquecer
e agregar valor ao seu currículo e a sua formação como pessoa e profissional.
Daí a importância da aprendizagem contínua!
No processo de aprendizagem contínua o indivíduo consegue ampliar seus horizontes, pois aumenta a sua capacidade de evoluir. A mente que se mantém aprendendo está sempre pronta a empregar todo o seu potencial criativo no trabalho e resolução de problemas.
Citando Peter Druker, Chiavenato ressalta que, na era da informação, o conhecimento é o recurso mais importante e valioso, no entanto, irão se sobressair aqueles capazes de acessar a informação, interpretá-la e transformá-la rapidamente em um novo produto, serviço, inovação ou oportunidade.
Diante dessas considerações, podemos compreender a necessidade de estar cada vez mais preparados para um mercado cada vez mais exigente e competitivo, para tanto é necessário buscar a qualificação para aquisição e desenvolvimento de competências. Competências essas, que podem ser adquiridas em treinamentos, cursos, workshop’s, palestras e afins.
O quanto antes, precisamos entender a importância e valor agregado à busca constante por conhecimento, qualificação e atualização do conhecimento que, segundo Chiavenato, “gera desenvolvimento de habilidades, atitudes e comportamentos e, sobretudo, contribui com a construção de competências individuais”.
A aquisição e atualização do conhecimento e o investimento constante em qualificação poderá lhe trazer, no futuro, a tão sonhada satisfação pessoal e profissional. O conhecimento e a capacitação adquiridos ao longo da vida serão a ponte entre os sonhos até a realização dos projetos pessoais e profissionais.
Fontes:
Chiavenato, Idalberto Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. — 4. ed. — Barueri, SP : Manole, 2014.
Camilo Juliana, Gomes Dione Fagundes Nunes, Fortim Ivelise; Gestão de Pessoas: Práticas em treinamento e desenvolvimento — 1ª ed. — São Paulo, SP: Senac São Paulo, 2019.