No dia 20 de Novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Um tema muito discutido devido as mazelas sociais derivadas do extenso período de escravidão no país. Entre as consequências, a disparidade socioeconômica e o racismo estrutural se tornaram característicos no processo de formação da sociedade brasileira.
Para refletirmos sobre essa realidade, nos inspiramos no conteúdo que está sendo produzido pelo Podcast “Cinco Por Cento”, projeto lançado pela consultoria de diversidade e inclusão Pulsos no mês de novembro. O grupo apresentou um dado fundamental que demonstra a importância e urgência em falarmos sobre profissionais negros no mercado de inovação e tecnologia.
“Dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento junto ao Instituto Ethos, e também da PNAD/IBGE em 2021, apontam que mulheres e homens negros em cargos de diretoria ou gerência no Brasil representam apenas 5% do quadro executivo.” https://mundonegro.inf.br/podcast-entrevista-profissionais-negros-em-posicoes-de-alta-lideranca-nas-empresas-brasileiras/
Vamos citar aqui 5 profissionais que são ótimas referências em suas áreas de atuação para pensarmos sobre a relação entre representatividade e inovação.
1ª) Helena Bertho, do Nubank. Helena assumiu com head global de D&I do Nubank após passar por grandes empresas como L’Oréal e Coca-Cola, é uma das maiores referências em diversidade e inclusão, comunicação e inovação no país. Foi indicada ao Prêmio Caboré 2022 na categoria “Profissional de Inovação” e vencedora do prêmio Sim À Igualdade Racial 2021 na categoria “Liderança”. Na ocasião Helena reafirmou o compromisso na luta pela igualdade racial no país e alertou, “Os desafios passam pelo reconhecimento de que D&I não é tema, mas sim um compromisso prático com a sociedade onde operamos. E sobre qual legado queremos deixar e qual futuro estamos construindo hoje como pessoas e como empresas”.
2ª) Gusttavo Venâncio, do Instituto C&A. Gusttavo é Engenheiro bioquímico formado pela USP e iniciou sua carreira como consultor de negócios na Cosin Consulting, atuando com clientes varejistas como Magazine Luiza. Sua trajetória na C&A começa em 2015, quando assume o cargo de consultor de projetos e processos na C&A Brasil, onde também propõe e assume a liderança do Comitê de Diversidade e Inclusão. Em 2019, assume o cargo de Gerente de Programas do Instituto C&A, responsável pelo programa de voluntariado corporativo e ajudas humanitárias. Após a mudança global do Instituto C&A, Gusttavo assume a gestão no Brasil cujos pilares são voluntariado e empreendedorismo como forma de fortalecer comunidades vulneráveis através da moda. Info: https://www.filantropia.ong/especialista/gustavo_venancio_narciso
Gustavo Narciso se dedica a um projeto paralelo, o canal The Very Black Talk Show, no YouTube. Trata-se de um programa de entrevistas para debater, com responsabilidade e diversidade, questões relacionadas à sociedade brasileira, sobretudo, ao povo preto.
3ª) Inaiara Florêncio, do Mercado Bitcoin. Em julho de 2022 foi anunciada a contratação da executiva Inaiara Florêncio para assumir o cargo de Diretora de Estratégia de Conteúdo e Influência da empresa, responsável pelas áreas de Conteúdo, Social Media, Marketing de Influência e Relações Públicas. A sua trajetória se inicia com a formação em Jornalismo, com pós em Marketing Político e Comunicação em Redes Sociais pela PUC-SP, além disso, Florêncio sempre foi atuante em causas de diversidade, inclusão e educação.
Em suas entrevistas, Inaiara ressalta os desafios de ingressar em um mercado predominante branco e masculino. A profissional enfrenta esses desafios pois busca contribuir com a mudança desse mercado que não reflete a realidade da sociedade brasileira. A mesma afirma para o Portal do Bitcoin da UOL, “não tem como inovar sem diversidade”.
4ª) Ismael dos Anjos, Gerente de Comunicação Global na Natura & Co.
Em sua biografia na plataforma Linkedin, Ismael coloca sua crença na fomentação de diálogos que humanizam e provocam empatia, além de educar, inspirar e fazer das pessoas protagonistas de sua própria história. Ismael é um profissional com experiência em gestão de projetos e equipes em áreas como jornalismo, branded content, pesquisa e imagens documentais. Sua formação é em Comunicação Social pela UFMG com mestrado em Fotografia Documental pela University of the Arts London.
Ismael é também estrategista de narrativas na WWF-Brasil, consultor independente sobre masculinidades e é o coordenador do projeto O Silêncio dos Homens (disponível no YouTube), pela Papo de Homem. O jornalista aborda questões referentes à masculinidade tóxica e aponta alternativas para enfrentar a realidade da violência contra a mulher a partir de mudanças no comportamento dos homens.
5ª) Indianara Dias, Head de ESG do Zé Delivery. Indianara faz parte do Comitê Diversidade & Inclusão – Capítulo Racial da Ambev, uma jornada que a empresa iniciou rumo à equidade racial. A profissional tem formação em administração pela UFRJ e pós na área de marketing. Sua atuação no mercado é marcada por grandes empresas como Vale, Grupo FESA, Itaú e na própria Ambev, onde passou por diversas áreas, de trainee a responsável por cultura e employer branding.
a
Apresentamos brevemente a trajetória de 5 profissionais negros em cargos de liderança que assumiram o compromisso com a luta por igualdade racial e representatividade no mercado de trabalho. É urgente e essencial pensar em inovação em conjunto com diversidade, pois projetos bem estruturados dialogam com as necessidades de seu público.
Para saber mais sobre o Podcast que inspirou essa matéria acesse o link.