Fechar menu lateral

3 ferramentas infalíveis para transformar sua ideia em um negócio de sucesso

Se você tem uma ideia inovadora e quer transformá-la em um negócio de sucesso, confira estas ferramentas que te ajudarão a tirá-la do papel

  • Business Model Canvas

O Business Model Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico. O Modelo criado por Alex Osterwalder e Yves Pigneur ajuda milhares de pessoas todos os dias a descobrirem o que torna os seus negócios únicos.

Sendo composto por nove pontos de análise, ao ser preenchido com as informações solicitadas, o modelo permite uma visão ampla e  geral do modelo de negócio. Através do Canva é possível analisar o que está funcionando ou não e o que poderá ser melhorado.

A dica que vai  engajar e cativar seus clientes

  • Golden Circle

 

Você já parou para pensar no que têm em comum a maior fabricante de tecnologia do mundo, uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil e uma das mais icônicas fabricantes de motocicletas do mundo

Se você pensou que todas utilizaram o Golden Circle para estruturar seus planos de negócio, você acertou em cheio. Criado pelo especialista em liderança Simon Sinek, o Golden Circle se tornou um fenômeno, sendo um método utilizado para pensar, agir e comunicar com o intuito de cativar e engajar pessoas.  Por meio de três perguntas (Por quê? Como? O quê?), a ferramenta busca criar valor, engajando pessoas alinhadas a um propósito.

O Círculo Dourado é representado por um gráfico circular, separado em três diâmetros, com a orientação de dentro para fora.

 

  • Na camada central, está a pergunta “por quê”
  • Na intermediária, “como”
  • Na camada externa, “ o quê”.

 

De acordo com a teoria do Círculo Dourado, todas as empresas sabem o que fazem, algumas sabem como fazem, mas poucas conhecem o “por quê” de suas ações. E é justamente esse último aspecto que diferencia as empresas de sucesso daquelas que fracassam. Empresas que conhecem seu propósito e sabem para onde estão indo estão fadadas a alcançar o sucesso.

E falando em empresas que são altamente conscientes de seus propósitos, não podemos deixar de mencionar três gigantes do mercado: Apple, Natura e Harley-Davidson.

 

A Apple, maior empresa de tecnologia do mundo, não se limita a produzir computadores e celulares. Seu verdadeiro objetivo é tornar a tecnologia mais fácil de ser utilizada, desafiando constantemente o mercado e criando inovações que mudam a forma como as pessoas se relacionam com a tecnologia.

A Natura é uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil, no entanto, ela não é apenas uma fabricante de produtos de beleza e higiene pessoal. Seu verdadeiro propósito é promover o bem-estar das pessoas consigo mesmas e com os outros, através de fragrâncias, texturas e composições que são capazes de despertar paixões e emoções.

E por fim, a Harley-Davidson, icônica fabricante de motocicletas, não se limita a montar peças. Seu verdadeiro objetivo é criar uma mística em torno da aventura, da evolução e da emoção, levantando a bandeira da liberdade para a alma e promovendo um estilo de vida único.

Se você está buscando a inspiração necessária para encontrar o propósito de sua empresa, o Círculo Dourado pode ser exatamente o que você precisa. Siga os exemplos da Apple, Natura e Harley-Davidson e descubra como é possível alcançar o sucesso através de um propósito claro e bem definido.

 

O Evento que vai revolucionar seu negócio

  • Speed Lab IX

 

A 9ª edição do programa Speed Lab pretende acelerar o desenvolvimento de startups, ajudando os participantes a tirarem suas ideias de negócio do papel.

 

O programa contará com capacitações, auxílio na modelagem de negócios, estratégias de monetização, inovação dentre outros benefícios.

Toda a estrutura será realizada de forma online. O programa é dividido por fases, sendo: uma fase gravada e outra com encontros síncronos. As atividades terão início em 15 de maio e serão encerradas em 9 de junho. O Speed Day, evento de encerramento do programa, será realizado em 15 de junho. O programa conta com a presença de professores e pesquisadores da universidade, investidores e empreendedores da região. A ideia é proporcionar um ambiente de troca de conhecimento e networking para os participantes.  

São elegíveis para participar do Speed Lab 9 equipes formadas por 2 a 5 pessoas, que proponham o desenvolvimento de uma solução inovadora e de base tecnológica para uma demanda real do mercado.

Os interessados podem se inscrever através da plataforma Sympla até a data final de forma totalmente gratuita.

Saiba mais em: Speed Lab 9