Ocorreu na quarta-feira (26 de novembro), o SpeedLab AI Day, um evento online que marcou o fim da primeira edição do programa SpeedLab AI e que contou com a apresentação de 5 pitches das equipes participantes: EducaIA, H.URB, Idea Lab, Invest.AI e LinguaTune. A banca avaliadora foi composta pela gerente do setor de empreendedorismo do Critt, Débora Marques; pela Analista do Sebrae-Mg, Daniela Fabri; e pelo Diretor de Inovação e IA da EMTEC, Flavio Henrique.

O programa SpeedLab AI tem o objetivo de acelerar o desenvolvimento de startups (negócios inovadores de base tecnológica e/ou inovadora) que tenham como parte de seu processo de atuação a aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial, seja de forma intermediária ou finalística, visando o fomento à inovação, desenvolvimento tecnológico e fortalecimento do ecossistema empreendedor.
Com acesso a aulas online e mentorias com profissionais especializados, o programa ofereceu um ciclo completo de pré-aceleração e trabalhou a criação e validação do Produto Mínimo Viável (MVP). O SpeedLab AI Day foi o momento de finalizar esta edição e de abrir espaço para apresentações dos projetos participantes.
Ao final das apresentações, foram consagrados os 3 primeiros projetos colocados: 1º lugar: LinguaTune, 2º lugar: H.URB e 3º lugar: Invest.AI.
O projeto vencedor, LinguaTune, visa democratizar o acesso ao ensino de língua inglesa por meio da transformação do ensino tradicional, utilizando música e reconhecimento fonêmico da produção do estudante para dar feedback detalhado de melhoria da pronúncia. Kevin Couto, idealizador do projeto, conta como o programa ajudou na aceleração da ideia: “O SpeedLab AI me auxiliou com todo o arcabouço técnico e teórico para a criação e validação do MVP. As mentorias individualizadas foram o diferencial do programa, pois me ajudaram a tirar a ideia da cabeça e colocá-la no mundo real.”
Ele comenta como foi a experiência de participar do SpeedLab AI Day: “Eu fiquei muito surpreso quando meu projeto foi avaliado em primeiro lugar, pois havia outros projetos incríveis também. O sentimento é de muita gratidão a todos os envolvidos que fazem o programa dar certo. Fiquei muito feliz e com o sentimento de estar no caminho certo!”
Já o segundo projeto colocado, H.URB, visa universalizar o acesso à dados territorializados. A idealizadora, Denyse Pereira, conta como foi a participação no SpeedLab AI: “O programa foi essencial ao criar desafios, questionamentos e provocações que exigiam mais que respostas, mas o amadurecimento constante da ideia baseada na realidade na qual a solução se volta e a inovação concreta para evolução e desenvolvimento da sociedade.”
Após conquistar o segundo lugar no evento, Denyse diz que o sentimento é de validação da ideia, sobretudo considerando o potencial das pessoas e propostas envolvidas: “Essa conquista alimenta a equipe com energia para seguir em frente e se comprometer com as próximas etapas mais complexas.”
Vale destacar que Kevin e Denyse haviam participado, anteriormente, de outro programa do Critt – Start – que visa ajudar a transformar teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso acadêmicos em modelos de negócios, o que conferiu maior maturidade no desenvolvimento das soluções.
O terceiro projeto colocado, Invest.AI, consiste em uma plataforma para recomendação de investimentos e geração de conteúdo educacional em financeiro com uso de inteligência artificial. Álvaro Bonifácio, criador do projeto, comenta a satisfação de ter sido premiado no evento de encerramento: “Fiquei muito feliz pela participação e reconhecimento. O feedback da banca foi positivo e os insights muito relevantes.”
Para saber mais sobre os serviços do Critt que ajudam quem quer empreender: https://www2.ufjf.br/critt/incubadora-de-empresas/o-que-e-a-incubadora/trilha-empreendedora/
Por: Marina Cabral