Fechar menu lateral

Festival de Robótica realizado em parceria com o Critt premia estudantes de Escolas Estaduais

Na última terça-feira (25) ocorreu o Festival de Robótica na FACC (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis) em parceria com o Critt (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia). O festival surgiu com a junção de dois projetos da faculdade, o “Minds of the Future” e o “Robótica nas Escolas”. O evento tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências em programação, robótica e pensamento crítico por meio de uma competição educacional com o kit LEGO Spike Prime, incentivando estudantes de escolas públicas de Juiz de Fora a aplicarem conhecimentos adquiridos nos projetos Minds of the Future e Robótica nas Escolas. 

Utilizando a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o evento busca estimular a inovação, o trabalho em equipe e o empreendedorismo, proporcionando uma experiência prática e colaborativa que contribua para a formação digital e integrativa dos participantes. Participaram do festival 9 equipes de 7 instituições diferentes, sendo que todas já haviam tido um contato prévio com o projeto. Durante o evento, cada equipe recebeu um robô montado e ficaram responsáveis por programar o código correspondente a cada etapa da pista. Cada equipe teve aproximadamente 2h para programar os códigos e depois os projetos foram apresentados e avaliados pela banca de acordo com os critérios. 

As equipes participantes foram: Camaleão Bot (Escola Estadual Presidente Costa e Silva); Omega Tech (Escola Estadual Presidente Costa e Silva); Ótimos Prime (Escola Estadual Presidente Costa e Silva); 1º ano 1 Cônego (Escola Estadual Cônego Joaquim Monteiro); Amargen (Instituto Amargen); Squad Robô (Escola Estadual de Belmiro Braga); InovaXXIII (Colégio de Aplicação João XXIII); Policyber Team (Escola Estadual Marechal Mascarenhas de Moraes) e Quarteto Fantástico (Escola Estadual Antônio Carlos). 

As equipes vencedoras ganharam prêmios em dinheiro e os valores foram divididos igualmente para os participantes das equipes. O pódio final foi: 

 

5º – Amargen

4º – Policyber Team

3º – Omega Tech 

2º – Quarteto Fantástico 

1º – Inova XXIII 

Os critérios da banca avaliadora foram divididos da seguinte maneira: 

1) Execução correta das instruções 

  • Cumprimento de todas as instruções 
  • Precisão na execução 
  • Consistência 

 

2) Tempo de execução 

  • Menor tempo para completar todas as instruções. 
  • Penalidades por falhas 

 

3) Criatividade e inovação 

  • Originalidade no design 
  • Soluções inovadoras 
  • Funcionalidade 

 

4) Qualidade da programação 

  • Eficiência do código 
  • Clareza e organização 
  • Adaptabilidade 

 

5) Trabalho em equipe 

  • Colaboração 
  • Comunicação 
  • Atitude empreendedora 

 

Sobre o projeto “Minds of the Future”

O projeto Minds of the Future consiste em uma mútua cooperação entre o Estado de Minas e a UFJF para a instalação de ‘salas maker’ e transferência de saberes de empreendedorismo, inovação e linguagem de programação básica utilizando materiais de robótica da Lego® Education e a abordagem STEAM (do inglês, Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). 

O objetivo principal é contribuir para a formação complementar de base digital, empreendedora e integrativa de docentes e discentes da rede de ensino de Juiz de Fora, especialmente do 9º (nono) ano e do Ensino Médio. Embora o material utilizado já estimule o pensamento crítico necessário ao desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores, são desenvolvidos pela equipe do projeto outros produtos educacionais voltados para o ensino de programação básica, empreendedorismo, educação financeira e ESG (do inglês, Environmental, Social, Governance).

 

Sobre o projeto “Robótica nas Escolas”

O projeto “Robótica nas Escolas” consiste em uma mútua cooperação entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, e a UFJF, visando o desenvolvimento de ações de formação empreendedora e de inovação tecnológica, com a inserção da robótica como prática de aprendizagem ativa, constituindo assim em ferramentas didático-pedagógica destinadas a estudantes de escolas públicas de Juiz de Fora e região. Essas atividades possibilitam trocas de experiências entre os discentes da UFJF e os alunos do ensino fundamental e médio, agindo como elemento motivador para as áreas de ciências, tecnologia, inovação , engenharia e matemática. 
.
.P
Por: Marina Cabral