Fechar menu lateral

Equipe do Partec JF participa do X Fórum de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes

Equipe do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora

Nos dias 4 e 5 de setembro, aconteceu o X Fórum de Desenvolvimento de Juiz de Fora, Zona da Mata e Vertentes, no Trade Hotel, promovido pela Diretoria da ADJFR – Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região. O evento teve como tema: “Tecnologia, Gestão e Produtividade nos Negócios das Empresas”. A equipe do Partec JF (Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora), em conjunto com a do Critt (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia), participaram com um estande nos dois dias de evento para apresentar os serviços oferecidos e a atuação em conjunto com a UFJF. 

O fórum reuniu nomes de destaque do segmento econômico local e regional, em um ambiente de palestras, trocas de conhecimento e experiência. Ao todo, foram seis palestras diferentes, incluindo a do coordenador técnico do projeto do Partec JF, Leonardo Frossard, com o tema: “Como despertar o uso da tecnologia para alavancar os negócios das empresas”. 

Durante a apresentação, Leonardo explicou como os serviços e projetos disponíveis no Critt e no Partec JF podem ajudar as empresas a se desenvolverem no campo da tecnologia e inovação, através de dados e resultados obtidos nos últimos anos no setor de Empreendedorismo, do Núcleo de Inovação Tecnológica e dos projetos iniciais do Partec JF. Na palestra, Leonardo destacou também que o Brasil permanece entre os 50 primeiros no Global Innovation Index 2024, reiterando o potencial competitivo para avançar em inovação, e que a UFJF subiu posições no ranking nacional de depósito de patentes, contribuindo com registros relevantes nos últimos anos. 

O Radar de Oportunidades também foi mencionado durante a palestra, uma nova ferramenta estratégica para pesquisadores e empresas que foi idealizada por colaboradores do Critt. O Radar é um painel virtual que organiza editais, bolsas e fontes de financiamento, facilitando a captação e a articulação entre universidade, startups e mercado.

Leonardo Frossard palestrando no evento

Além disso, foi apresentado o andamento dos projetos para os três módulos do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora, que são eles: 

  1. Módulo 1 – Campus UFJF: Possui como objetivo a criação, o apoio e fomento à empresas de base tecnológica; Estímulo à inovação aberta; Atração de empresas, Instituições e Laboratórios de P&D, fomentando a conexão com a UFJF; Ampliação do espaço disponível para apoio a empresas de tecnologia e oferta de programas, eventos e ações de empreendedorismo inovador; Inauguração prevista para março de 2026.
  2. Módulo 2 – CIEPTEC: Localizado no Distrito Industrial – Tem o propósito de ofertar programas de Inovação aberta, parcerias com pesquisadores da UFJF,  prestação de serviços com laboratórios da UFJF. 
  3. Módulo 3 – BR-040: Parque de 3ª Geração; Investimento à médio e longo prazo; Área de 1.000.000 m².

O Partec JF já possui editais abertos, como o Laboratório de Conexões, que selecionou no primeiro momento demandas de empresas da região e no segundo momento pesquisadores para proporem soluções tecnológicas para essas demandas através de trabalhos de Iniciação Científica. Agora o edital está aberto para estudantes que queiram submeter projetos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) relacionados a essas demandas das empresas. Além disso, em outubro será lançado um novo edital para as modalidades de mestrado e doutorado, também focado na resolução de demandas apresentadas por empresas de Juiz de Fora e região. 

Para empresários que possuem interesse em ingressar no Partec JF, o edital para o Módulo 2 – localizado no Distrito Industrial de Juiz de Fora, também já está aberto. Ele é destinado a empresas de base tecnológica que aplicam conhecimentos científicos, técnicos e inovadores em seus produtos e serviços ou que oferecem suporte a essas indústrias. Preferencialmente, serão aceitas empresas das áreas de Saúde e Bem-estar, Tecnologia da Informação (hardware e software), Sistemas Elétricos e Energia, Agroalimentar, Logística e Transportes, e Economia Criativa.

O Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora (Partec JF), tem como meta principal promover um ecossistema voltado à inovação e ao empreendedorismo, estimulando a criatividade e a colaboração entre os negócios que lá se estabelecerem. O local será destinado à instalação de empresas, centros de pesquisa e desenvolvimento, tanto públicos quanto privados, além de prestadores de serviços tecnológicos avançados e de suporte às atividades voltadas à tecnologia. A previsão para a inauguração da sede do Partec JF no campus da UFJF é em março de 2026.
.
.P
Por: Marina Cabral