Pesquisa on-line busca medir como IES promovem o desenvolvimento de comunidades e a transformação da educação no país

A pesquisa contará para colocar a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no Ranking de Universidade Empreendedoras (RUE). Imagem: Divulgação Critt
O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) em parceria com o Núcleo da Mata, núcleo das Empresas Juniores da Zona da Mata, divulga a Pesquisa de Percepção do projeto IES Empreendedoras de 2025. A pesquisa busca compreender em que medida as Instituições de Ensino Superior (IES) promovem o desenvolvimento de suas comunidades e contribuem para a transformação da educação no Brasil e apoio ao empreendedorismo universitário. A Pesquisa de Percepção é totalmente on-line e pode ser respondida em aproximadamente 10 (dez) minutos.
A pesquisa é destinada exclusivamente para alunos de graduação ou recém-formados da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e outras instituições públicas e privadas. A resposta dos estudantes contribui para o aprimoramento do entendimento sobre a educação superior no Brasil. Através das quantidade de respostas dos estudantes, a UFJF poderá subir no Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), onde ocupa atualmente a 14ª posição. A adesão provinda do resultado da pesquisa, pode contribuir na possibilidade da UFJF receber recursos públicos para se consolidar ainda mais como universidade empreendedora.
Acesso o link para responder a pesquisa: Pesquisa de Percepção do projeto IES Empreendedoras de 2025.
O Ranking e Índice
A iniciativa da Pesquisa de Percepção de IES Empreendedoras reúne dois importantes estudos: o Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE) e o Índice de Institutos Federais Empreendedores (IIFE). O RUE, considerado o maior ranking brasileiro sobre universidades empreendedoras, é também o maior do mundo realizado por estudantes. Desde 2016, a avaliação é realizada pelo Movimento de Empresas Juniores (MEJ). O IIFE busca analisar as práticas empreendedoras dos Institutos Federais para contribuir com a melhoria contínua da educação superior brasileira, visando um Brasil mais educador e empreendedor.
Os dois métodos de análise fazem parte do projeto IES Empreendedoras e são divulgados pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Todas as universidades e faculdades do Brasil são encorajadas a participar, proporcionando uma compreensão abrangente do cenário de empreendedorismo na Educação Superior.
Brasil Júnior
A Brasil Júnior (BJ) é a Confederação Brasileira de Empresas Juniores, fundada em 2003 com o objetivo de estabelecer e comunicar normas nacionais que devem ser seguidas pelas federações estaduais, a fim de regular as operações das empresas juniores em todo âmbito nacional. A BJ busca potencializar o Movimento Empresa Júnior como agente de formação de lideranças empreendedoras no Brasil, comprometida com a transformações do país em uma potência empreendedora.