Nome simplificado da Patente
Biocurativos multifuncionais de Jambu (Acmella oleraceae) para o tratamento de lesões cutâneas.
Breve resumo da tecnologia
Esta invenção apresenta uma abordagem inovadora para o tratamento de lesões cutâneas, por meio da criação de filmes poliméricos biodegradáveis, compostos por quitosana e extrato metanólico das folhas do Jambu (Acmella Oleracea (L.) R.K. Jansen). O resultado é um filme flexível que não apenas promove a liberação controlada de ativos, mas também oferece propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Esses filmes são ideais para aplicação tópica, proporcionando um manejo eficaz do processo inflamatório e atuando como agentes antibacterianos e antifúngicos em feridas infeccionadas. Além disso, essa tecnologia pode ser explorada para o tratamento de outras desordens cutâneas de cunho inflamatório e infeccioso.
Setor econômico
Indústria Farmacêutica.
Problema que soluciona
Os biocurativos de Jambu foram criados para acelerar a cicatrização de lesões cutâneas que não respondem aos tratamentos convencionais. Essa tecnologia também busca garantir maior conforto e praticidade para o usuário, superando as limitações dos curativos tradicionais.
Solução apresentada
A tecnologia objetiva oferecer um tratamento multifuncional para a cura de lesões cutâneas por meio do desenvolvimento de um curativo inteligente composto de quitosana e do extrato de jambu, com atividades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana. A tecnologia também pode ser explorada para o tratamento de outras desordens cutâneas de cunho inflamatório e infeccioso, relacionadas à todas as fases da cicatrização de lesões cutâneas.
Principais vantagens e benefícios
Os filmes possuem diversas atividades biológicas importantes para o reparo tecidual, promovem a liberação controlada dos ativos, são biodegradáveis, de fácil aplicação e remoção.
Público-Alvo
Indústria Famacêutica.
Estágio de Desenvolvimento da Tecnologia
Nível 4 – Teste de laboratório dos componentes do protótipo ou processo.
Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
Inventores:
Júlia Bertolini Fajardo, Rodrigo Luiz Fabri, Luiz Fernando Cappa de Oliveira, Guilherme Diniz Tavares, Thais Nogueira Barradas, Elaine Soares Coimbra, Ângelo Márcio Leite Denadai, Mariana Hauck Vianna, Thayná Gomes Ferreira, Thalita de Freitas Souza, Natasha Silva Mayrink, Natália Prado da Silva, Gilson Costa Macedo, Maria Clara Machado Resende Guedes, Ari Sergio de Oliveira Lemos, Lara Melo Campos, Priscila de Lima Paula.
Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2024 005463 6
Contato: att.critt@ufjf.br