.
.
.
Breve resumo da tecnologia
A tecnologia parte da união do extrato em hexano das partes aéreas de Mitracarpus frigidus incorporada com ciclodextrina, obtendo ao final, uma formulação nanoestruturada, conhecida como fitocomplexo. Os resultados pré-clínicos obtidos indicam uma excelente eficácia para o tratamento de infecções fúngicas causadas pelo gênero Candida.
Setor econômico
Indústria Farmacêutica.
Problema que soluciona
A solução da fração como seu complexo supramolecular podem ser utilizados como agentes antifúngicos no tratamento de candidíases por meio da redução da carga fúngica de linhagens de Candida spp.
Solução apresentada
Potencial formulação farmacêutica com atividade antifúngica pela redução da carga fúngica de linhagens de Candida spp. A presença da ciclodextrina tem a vantagem de melhorar o efeito biológico dos ativos, além de aumentar a solubilidade em meio aquoso.
Principais vantagens e benefícios
A presença de ciclodextrina induz um mecanismo de liberação controlada dos componentes ativos da fração em determinadas proporções. Com isso, ocorre um aumento da solubilidade aquosa, melhora da biodisponibilidade, aumento da estabilidade térmica dos componentes, potencialização e vetorização do efeito antifúngico contra Candida sp.
Estágio de Desenvolvimento da tecnologia
Nível 5 – Teste de laboratório do sistema integrado.
Público-Alvo
Indústria Farmacêutica.
Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
Inventores:
Rodrigo Luiz Fabri, Ângelo Márcio Leite Denadai, Thalita de Freitas Souza, Thayná Gomes Ferreira, Mariana Hauck Vianna, Júlia Bertolini Fajardo.
Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2022 024059 0
Contato: att.critt@ufjf.br