.
.
.
Breve resumo da tecnologia:
A invenção consiste em um sal de 1,2,3-triazol 1,4disubstituídos o Iodeto de 4-(acetoximetil)-1-decil-3-metil-1H-1,2,3triazol -3-io a ser usado como medicamento citoprotetor, notadamente hepatoprotetor, que poderá ser utilizado para a preparação e/ou encapsulação com lipossomas e/ou uso em composição farmacêutica e/ou no campo de fármacos, para o segmento humano e/ou veterinário.
Solução:
Possui efeito antioxidante in vitro e efeito citoprotetor in vivo com enfoque na hepatoproteção na toxidade aguda, podendo ser utilizado para proteger células/tecidos contra a toxicidade induzida por fatores endógenos ou exógenos.
Setor econômico:
Odontologia
Principais vantagens e benefícios:
Esse sal de triazol apresenta resultados mais eficientes do que os produtos utilizados atualmente. Além de efetivos resultados citoprotetor in vivo, o composto não induziu alterações bioquímicas hematológicas importantes.
Titulares: Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.
Inventores: Adilson David da Silva; Elaine Soares Coimbra; Ayla das Chagas Almeida; Raissa Soares Meinel; Yasmin Lopes Leal.
Patente depositada junto ao INPI: BR 10 2020 006448-7
Contato: att.critt@ufjf.br