O município de Juiz de Fora, a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (EMPAV), a Green Fuels LTDA e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FADEPE), assinaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa voltado à produção e uso de biodiesel.
O projeto consiste na implementação de uma unidade de processamento de biodiesel em Juiz de Fora, contribuindo diretamente para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O foco é no desenvolvimento regional, melhoria da qualidade de vida, preservação ambiental e fomento ao uso sustentável de recursos, utilizando óleo de fritura residual para a produção de biodiesel. O biocombustível produzido será utilizado na frota pública do município e da UFJF, em misturas com diesel fóssil, sempre em frações superiores a 12%.
A iniciativa resultou na implantação da terceira planta da América Latina e a primeira do Brasil para produção de biodiesel com a tecnologia da Green Fuels, utilizando o equipamento FuelMatic GSX3. A matéria-prima será o óleo de fritura residual, coletado em Juiz de Fora e região. O projeto também se propõe a produzir biodiesel para uso na frota de veículos a diesel da Prefeitura e da UFJF, tanto em misturas com o Diesel B12 quanto em sua forma pura, como parte da pesquisa. Além disso, um estudo será realizado para avaliar o impacto do uso de diferentes proporções de biodiesel no desempenho e desgaste de motores, tanto estacionários quanto veiculares.
A justificativa para esse projeto se fundamenta na crescente preocupação com os problemas ambientais decorrentes do consumo de combustíveis fósseis. Assim, a utilização do óleo de fritura residual como matéria-prima para a produção de biodiesel se apresenta como uma alternativa sustentável que contribui para a redução de resíduos. Em Juiz de Fora, assim como em muitas cidades de médio porte, a coleta de óleo residual ainda não é sistemática, resultando em descarte inadequado e impactos negativos ao meio ambiente. Estima-se que a cidade gere cerca de 60.000 litros de óleo residual por mês, provenientes de restaurantes e redes de fast food. A reciclagem desse óleo para a produção de biodiesel traz inúmeras vantagens, como a redução da degradação ambiental, diminuição da contaminação dos mananciais e aumento da oferta de energia renovável, sem a necessidade de adaptações nos motores.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria entre a UFJF, a Prefeitura de Juiz de Fora, a EMPAV e a Green Fuels Research, prevendo o uso de matérias-primas renováveis para a produção de biodiesel, utilizado por veículos das instituições parceiras em caráter experimental. O equipamento FuelMatic GSX3, cedido através do financiamento do Prosperity Fund do governo britânico, garantirá a produção de biodiesel de alta qualidade, com capacidade de 3.000 litros por dia, onde 1 litro de óleo residual é convertido em 1 litro de biodiesel, com baixos níveis de água, sabões e impurezas, superando os desafios encontrados nos processos convencionais.
A usina está instalada no Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Cultura (CIEPTEC) da UFJF — o módulo 2 do PartecJF, no Distrito Industrial. Com mais de 40 mil metros quadrados, o CIEPTEC representa uma plataforma estratégica para o desenvolvimento de projetos de energia renovável, aproximando a universidade da comunidade e do setor industrial.
O biodiesel produzido será testado em motores estacionários e veículos, comparando seu desempenho ao do diesel comercial. Esses testes já foram realizados na frota da EMPAV, e um ônibus da UFJF está sendo utilizado para testes controlados. O próximo passo envolve o uso do biodiesel puro (B100) em veículos de transporte da região.
Ficha técnica do projeto:
Cooperação
Universidade Federal de Juiz de Fora (Órgão executor da pesquisa).
Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia – CRITT
Green Fuels (Órgão executor da pesquisa).
Prefeitura de Juiz de Fora
Empresa de Pavimentação de Juiz de Fora
Integrantes do Projeto
Dr. Adilson David da Silva (Coordenador geral do projeto). (UFJF)
Dr. Fabrício Pablo Virgínio de Campos (CRITT)
Dr. James Hygate (Green Fuels).
Dr. Paul Hilditch (Green Fuels Research).
Manuel Luis M. Thompson-Flôres (Green Fuels para a América Latina).
Dra. Lucia Benavente (Green Fuels Research).
Dr. Nícolas Glanzmann (UFJF)
Outros colaboradores da Equipe
Dr. Manuel Arturo Rendon Maldonado (UFJF)
Dra. Yipsy Roque Benito (UFJF)
Dr. Júlio César Costa Campos (UFV)
Profa. Vânya Márcia Duarte Pasa (LEC/UFMG)