Quinta Tecnológica do Critt celebra o Dia Internacional do Biodiesel

No dia 10 de agosto (terça-feira) foi comemorado o Dia Internacional do Biodiesel, assim como em todos os anos desde que Rudolf Diesel inventou o motor a Diesel, na mesma data em 1983, como contextualiza o Prof.Dr. Adilson David da Silva, do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no vídeo feito para o quadro “Quinta Tecnológica”, lançado semanalmente nas redes sociais do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da UFJF. Clique aqui para assistir ao IGTV no Instagram.

Ainda no mesmo vídeo, o professor fala um pouco sobre seu projeto que está inserido na seção de Pesquisa e Desenvolvimento do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Critt. A pesquisa também conta com a parceria da empresa britânica Green Fuels e da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Ele explica como seu projeto tem o objetivo de melhorar ainda mais a produção e uso do diesel, um combustível que já passou por uma série de evoluções para barateamento de custos e cooperação com a preservação do meio-ambiente.

Em entrevista, Adilson ainda apresenta outros detalhes sobre o projeto intitulado “Pesquisa de Validação Tecnológica, Econômica e Ambiental da Utilização de Biodiesel Produzido Através da Tecnologia GSX 3 em Motores e Sistemas, Associado ao Diesel Fóssil, ou Não, em Proporções Superiores à 12%”, falando inclusive sobre a possibilidade de que este seja apresentado, mesmo com processo em andamento, na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em novembro, em Glasgow, na Escócia. O professor e coordenador do trabalho detalha a participação britânica no processo: “o Governo Britânico realizou a doação de serviços e a seção temporária e gratuita de estrutura de processamento de biodiesel denominada Conjunto Fuelmatic GSX, equipamento este capaz de produzir 3.000 litros/dia de biodiesel utilizando óleo de cozinha usado, materializando assim a implantação de um Centro de Processamento de Biodiesel no  Centro Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão, Transferência de Tecnologia e Cultura (CIEPTEC-UFJF Norte).”

Adilson David ainda define que “a presente Cooperação Técnica tem como objetivo central viabilizar as condições técnicas, econômicas e financeiras, necessárias para elaboração de uma pesquisa de validação de biodiesel em substituição ao diesel fóssil, em quantidades superiores às homologadas pela ANP”.

O projeto também chamado, de forma simplificada, de “Plataforma de Biodiesel UFJF-GF” conta com apoio financeiro da Prosperity Fund, que pagou a máquina usada no processo de produção do combustível e seu translado até aqui. Ainda relacionado a investimentos financeiros, a UFJF e PJF compraram 1.000 litros de óleo reciclado da Recicla Minas em conjunto com a Vivart e Rhizom. O óleo, que foi adquirido por um valor bem abaixo do mercado, será levado à plataforma na Universidade na próxima terça-feira (17). Após isso, o objetivo é receber doações de óleo usado em domicílio e qualquer pessoa pode realizar sua doação ligando para a Recicla Minas, cujo número é (32)98899-7565.

Energias Renováveis

É importante compreender o Biodiesel como um Energia Renovável e perceber a necessidade dos investimentos em formas sustentáveis de produção energética. O Brasil é responsável, num acordo com as Nações Unidas, em reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37%, de 2005 a 2025, estendendo esse valor para 43%, considerando um período que vai até 2030. Além do Biodiesel, a energia solar, hidrelétrica e eólica também são exemplos de renováveis, que cooperam com a menor exploração de recursos naturais que não se renovam, como combustíveis fósseis, e diminuem a poluição da atmosfera, prolongando a vida e sua qualidade na Terra.

O Critt, através do NIT, possui atualmente quatro projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, na sessão de Energia Acessível e Limpa. Além do projeto citado anteriormente, há o “Critt- Santo Antônio”, do Prof.Dr. Alexandre Bessa dos Santos (Departamento de Circuitos Elétricos da UFJF) em parceria com a Santo Antônio Energia,  o “Petrobrás II – Estudos de Metodologias para Conexão de Usinas Eólicas Offshore”, do Prof.Dr. João Alberto Passos Filhos (Departamento de Energia Elétrica da UFJF), em parceria com a Petrobrás, e o “Refinamento do Relatório Final do Projeto P D420 – ANEEL/CEMIG”, do Prof.Dr. Antônio Ângelo Missiaggia Picorone (Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da UFJF), em parceria com a CEMIG.

A Gerente de Propriedade Intelectual do Critt, Ana Carolina Antunes Vidon, ressalta que “parcerias no âmbito Universidade- Empresa  são cruciais para conectar as atividades e soluções acadêmicas, no âmbito de energias renováveis, com o mercado. Com isso,  os conhecimentos gerados na Universidade se materializam.  A busca de alternativas sustentáveis na produção de combustíveis e a realização de  projetos  sustentáveis estão na agenda  do poder público e das empresas, assim, ao convergir as iniciativas de ambos, o resultado é benéfico para o meio ambiente,  sociedade e para o desenvolvimento econômico e tecnológico da nossa Região”.

Para também aplicar seu projeto ao programa de Pesquisa e Desenvolvimento do NIT, o desenvolvedor deve estar atento às normas vigentes na nova Cartilha de Serviços do Critt, bem como para buscar outras orientações quanto ao órgão da UFJF.